Educação Infantil: O Impacto da Creche na Vida da Criança de 0 A 3 Anos

Autores

  • Daniely Jainy de Sá Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Débora Benício Alves Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4129

Palavras-chave:

Educação Infantil, Creche, Aprendizagem

Resumo

Procurou-se analisar nesta pesquisa, o impacto da creche na vida da criança, tendo em vista um ambiente propício para os primeiros conhecimentos do aluno. Como objetivo geral averiguou o desenvolvimento das crianças, como o discente entra na escola e têm a sua desenvoltura durante todo o ano letivo; o que é oferecido pela creche e a importância das atividades executadas no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo aplicada uma metodologia de investigação em que se tem como interpretação o material pesquisado. Os resultados obtidos através do estudo realizado evidenciam que a creche é uma instituição de grande importância para a criança nos primeiros anos de vida, pois é na escola que ela irá desenvolver o seu cognitivo e, em consequência disto, conseguirá interpretar o mundo em que vive tendo um conhecimento integral e proveitoso. As atividades oferecidas pela instituição quando se é trabalhada de forma correta, promove um desenvolvimento proficiente, tendo em vista que a lúdico é chamativo e faz com que a criança use a sua imaginação, siga os comandos, trabalhe a psicomotricidade, e consiga ampliar o eu, o ele e o nós. A ludicidade torna o ambiente prazeroso e a criança por sua vez se sente segura e isso faz com que ela absorva conhecimentos, tenha contato com outra rotina e consiga aprender de modo sutil em um ambiente que não tire a essência da infância e ao mesmo tempo ela possa explorar todos os conhecimentos possíveis que são oferecidos pela instituição formadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniely Jainy de Sá, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Débora Benício Alves Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Maricélia Félix Andrade Bringel , Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

ALMEIDA, Aline Marques da Silva. A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/A-import%C3%A2ncia-do-l%C3%BAdico-para-o-desenvolvimento-da-crian%C3%A7a.aspx cesso em 22 de setembro de 2024.

BRASIL. Lei de diretrizes e Base da Educação. Lei de Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em 22 de setembro de 2024

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

ESTREITO, Milena Moraes. Do educa e cuidar no cotidiano da creche: Memórias (Auto) biográficas sobre o Estágio na Educação Infantil 2019.

MAHONEY, A.A .& ALMEIDA, L. R. (orgs.) A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004.

MOURA2, Monick Lays Adelino de Lima. Um novo olhar da creche: reflexão acerca dos avanços educacionais no contexto histórico brasileiro1. 2019. 12 f. TCC (Graduação) – Curso de Pedagogia, Universidade Estadual da Paraíba, Paraiba, 2014 Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_M D1_SA109_ID1578_19072021214316.pdf Acesso em: 21 de setembro de 2024

SANTOS, Élia Amaral do Carmo; JESUS, Basiliano do Carmo de. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. Disponível em: http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf acesso em 17 de setembro de 2024.

SOUZA, Gizele. O olhar do mundo sobre o tempo infância disponível em:https://ufprvirtual.ufpr.br/pluginfile.php/344321/mod_folder/content/0/Bondioli.pdf? forcedownload=1 Acesso 29 de agosto de 2024

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, Paraiba, 2014 Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_M D1_SA109_ID1578_19072021214316.pdf Acesso em: 5 de setembro de 2024.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Comment