Pensar Política nas Infâncias: Um Olhar para as Potencialidades de uma Escolarização Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4123

Palavras-chave:

Infâncias, Educação Política, Escolarização

Resumo

Este trabalho busca explorar as possibilidades de organização, formação e lutas políticas nas infâncias inseridas na educação básica pública brasileira. O objetivo é tensionar os limites e potencialidades de uma escolarização crítica que promova sujeitos emancipados e vibrantes. Em um país atravessado pela violência colonial e marcado por políticas de morte que atingem corpos e vivências, pensar uma educação política torna-se uma estratégia de resistência e sobrevivência. Por meio de uma revisão bibliográfica, analisaram-se nove trabalhos das bases SCIELO e CAPES. Identificaram-se marcas colonialistas e fascistas na história educacional do Brasil, reforçando o papel ético-político das escolas no resgate de valores democráticos. As produções destacam a relação entre pobreza, raça e acesso à educação crítica, evidenciando que o fazer político das infâncias resiste nas micropolíticas do encontro educacional, na teia de sentidos que transcende a alfabetização mecânica.

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Biografia do Autor

Isabela Brito Lima, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Psicóloga pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR).

Nicole Agnes Nunes de Araujo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Hellen Cristina de Oliveira Alves, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Bruna Souza de Oliveira, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR).

Antônia Liandra da Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR).

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos