Medicina Psicossomática e sua importância na Formação do Médico
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4087Palavras-chave:
Educação médica, Medicina Psicossomática, Estudante de MedicinaResumo
O presente estudo explora as principais contribuições que a Medicina Psicossomática traz para a formação dos estudantes de medicina, destacando a importância das relações humanas no contexto médico, especialmente na interação médico-paciente. Ressalta a maneira como o estudo das dinâmicas entre professor e aluno e, entre aluno e paciente, podem ajudar a prevenir iatrogenias. O texto discute como esses temas podem ser incorporados na Educação Médica, baseando-se nas concepções psicossomáticas.
Downloads
Referências
ARRUDA PV. Relação médico-paciente: o ponto de vista do psiquiatra. ln: Marcondes E, Lima-Gonçalves, E. Educação Médica. São Paulo: Sarvier ; 1998.
BALINT M. O médico, seu paciente e a doença. Rio de Janeiro / São Paulo: Atheneu ; 1988.
CASTELHANO, Laura Marques e WHABA, Liliana Liviano. O discurso médico sobre as emoções vivenciadas na interação com o paciente: contribuições para a prática clínica. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, P. 1-14, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.170341
CAPISANO H F. Manifestações iatrogênicas: conflitos neuróticos do médico prejudicam o paciente. Ars Curandi 1969; 2(38).
CASTRO FC. Os temores na formação e prática da medicina: aspectos psicológicos. Rev Bras Educ Med 2004, 28(1): 38-48. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v28.1-006
EKSTERMAN A. Medicina psicossomática no Brasil. ln: Mello Filho J e cols. Psicossomática hoje. Porto Alegre (RS): Artes Médicas ;1992. p. 28-34
DARIO, Paulo. A relação médico-doente. Breve revisão da antiguidade à atualidade. Rev Med (São Paulo). 2019 maio-jun.;98(3):216-21. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i3p216-221
FERRARI H, LUCHINA N. La interconsulta médico-psicológica en el marco hospitalário. Buenos Aires (AR): Nueva Vision; 1971.
FRANZ A. Medicina psicossomática: princípios e aplicações. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; 1989.
GUIMARÃES TMM, Júnior PGN. A relação médico-paciente e seus aspectos psicodinâmicos. Bioética 2003; 11(1):p.101-112.
KOMATSU RS, ZANOLLI MB et al. Aprendizagem baseada em problemas. ln: Marcondes E,Lima-Gonçalves E. Educação médica. São Paulo: Sarvier;1998. p.223-235.
MARTINS MCFN. Relação pro fissional-paciente: subsídios para profissionais de saúde. Psychiatry on-line Brazil, 1997, 2(3). Disponível em: http://www.polbr.med.br/arquivo/azira.html
MELLO FILHO J . Concepção psicossomática e visão atual. J Bras Med 1976 abr.; 30(4): 70-86.
MELLO FILHO J. Concepção psicossomática: visão atual. Rio de Janeiro: Casa do Psicólogo; 2002.
MELLO FILHO, J. Psicossomática, ensino e prática médica. J Bras Med 1976 abr.;30(4): 88-92.
MILLAN LR, DE MARCO OL et al. O universo psicológico do futuro médico: vocação, vicissitudes e perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1999.
NAVARRO EC. Formando médicos da pessoa - o resgate das relações médico-paciente e professor-aluno. Rev Bras Educ Med 1997; 21 (2 / 3): 22-28. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v21.2-3-005
PERESTRELLO D. A medicina da pessoa. Rio de Janeiro / São Paulo: Atheneu; 1982.
PORTO, cc. Semiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.
ROCCO RP. O estudante de medicina e o paciente. [Tese]. Rio de Janeiro, Achiamé; 1979.
SÁ LSM. Ética do professor de medicina. Bioética 2002; 10 (1): 49-84.
TAVARES FM. Repercussões da iatrogenia na relação médico-paciente, tema livre apresentado no XVI Cong res so Brasileiro de Medicina Psicossomática, Mai. 2002.
TAVARES, Felipe de Medeiros. Reflexões acerca da Iatrogenia na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, 31 (2) : 180 – 185 ; 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000200010
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gislene Farias de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.