Contribuições Metodológicas da Educação Religiosa no Contexto Laico
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4077Palavras-chave:
Educação religiosa, Contribuições metodológicas, Contexto laicoResumo
O presente estudo objetivou analisar as contribuições metodológicas da educação religiosa, no contexto laico. Para que o Ensino Religioso possa existir dentro do padrão de educação democrática e laica, é importante que a escola assuma a responsabilidade em trabalhar de maneira ética e moral garantindo o respeito a toda e qualquer religião. Dessa maneira, no que se refere ao âmbito escolar pode-se pensar o Ensino Religioso como resultado prático, da transposição didática do conhecimento produzido pela Ciência da religião, para aulas do ensino público fundamental e médio. o Ensino Religioso como disciplina presente na educação, pautada na perspectiva pluralista de ensino e compatível com o Estado laico, pode contribuir significativamente para a formação dos cidadãos em que os valores éticos e morais possam ser transformadores e emancipatórios, contribuindo assim, para a construção de uma sociedade mais humana, empática e ética.
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