Os Novos Paradigmas do Ensino Ressignificado na Perspectiva Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4066

Palavras-chave:

Novos paradigmas educacionais, Ressignificação da perspectiva docente, Papel do educador

Resumo

O presente estudo discute as inovações na sociedade, a globalização e o papel do educador de formar cidadãos é uma função que merece cada vez mais o aprimoramento do saber e da visão humanizada e crítica de quem ensina. Nos dois últimos séculos a educação vem sendo caracterizada pelo pensamento newtoniano-cartesiano que definiu a reprodução e a fragmentação do conhecimento. O advento da sociedade do conhecimento e as facilidades conquistadas pela rede informatizada levam a buscar metodologias que venham atender a um paradigma emergente. Concluiu-se que, é preciso que os profissionais docentes utilizem por meio de suas aulas atividades dinâmicas, que explore dos alunos o que eles têm de melhor, devido a heterogeneidade das escolas isso possibilita a construção de novas propostas, pois são diversos sujeitos em que cada um tem uma aptidão e o profissional pode trabalhar em meio a essas diferenças.

 

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Biografia do Autor

Reinaldo da Costa Sacramento, Instituto Federal do Amapá

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade ATUAL e Especialista em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação pela UNIFUTURO. Mestre em Linguagem, Comunicação e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Amapá.

Cleyde Nascimento da Silva, Florida Christian University - Orlando, USA.

Graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Centro Universitário Internacional Uninter, em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco e em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação pela Unifuturo. Mestrado em Ciências da Educação pela Florida Christian University.

Tiago Teixeira da Silva, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Bacharel em Sistemas de Informação. Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2024-10-31

Edição

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Artigos