Gestão Escolar, Inovação e Qualidade de Ensino: Reflexão Sobre a Prática da Autoavaliação na Escola Salesiana
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.4001Palavras-chave:
gestão, autoavaliação, aprendizagem, inovação, qualidade do ensinoResumo
Este estudo tem o objetivo de fazer reflexões sobre a prática da autoavaliação na Escola Salesiana, como inovação, em vista da qualidade no ensino. Através de pesquisa bibliográfica, com a revisão das ideias de vários teóricos renomados, conclui-se que, tradicionalmente, os processos avaliativos são entendidos, quase exclusivamente, como itinerários para verificação, seleção e classificação dos estudantes. No entanto, reflexões sobre autoavaliação, discorrem, sobre tais itinerários, como processos integrados que objetivam o desenvolvimento da aprendizagem, não sendo estáticos, mas processuais, cíclicos e contínuos. Nesse cenário, vale a pena pensar em como melhorar esses itinerários no objetivo do desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem significativa do aluno, sobretudo quando se trata de uma aliada à gestão escolar, que objetiva o êxito da aprendizagem como prestação de serviço à sociedade.
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