Identificação e Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos Primeiros Anos Escolares: Uma Revisão da Literatura

Autores

  • Yara da Silva Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Verônica Rejane Lima Teixeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maricélia Felix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3858

Palavras-chave:

Autismo, Práticas Pedagógicas, Inclusão

Resumo

O presente estudo teve por objetivo discorrer sobre o que é transtorno do espectro autista, as principais características, bem como debater a respeito de dificuldades de aprendizagens apresentadas por alguns estudantes as quais devem ser observadas atentamente pela escola e professor quando aparentar ser um autismo  e a família ainda não tiver percebido, para que assim possa ser realizado uma investigação minuciosa junto a família e encaminhado a outros profissionais para que possa se chegar ao um diagnóstico correto e o professor e a escola adeque-se para atender este dentro dos seus direitos e possibilidades, proporcionando assim a inclusão.  O autismo que é um transtorno do desenvolvimento que apresenta tipos variados de alterações ocorridas no sistema neurológico que resulta em dificuldades de linguagem, comunicação e interação social e diversas outras dificuldades no processo de aprendizagem escolar. Enfatizou-se a necessidade da escola frente aos casos de autismo, de buscar trabalhar com as possibilidades de melhor desenvolvimento dessas crianças, através de ações interventivas, com apoio e instruções de outros profissionais qualificados para agir com propostas adequadas e acompanhamento dessas crianças, apontando meios que minimizem suas dificuldades e venham a ter sucesso na aprendizagem. O estudo realizou-se fundamentado em autores que debatem sobre o autismo e o processo de aprendizagem escolar, tendo sido, portanto em uma revisão bibliográfica. Os resultados levaram a crer que as crianças autistas possuem capacidades diversas para construírem a sua aprendizagem, necessitando de atenção, recursos adequados e de atividades que atendam às suas particularidades, suas formas e ritmo de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Yara da Silva Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Verônica Rejane Lima Teixeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Especialização em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco. Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Brasil.

Maricélia Felix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Especialização em Ensino de Geografia e História pelo Instituto Superior de Ensino Vale do Salgado, Brasil. PROFESSORA da faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Brasil.

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Publicado

2023-10-31

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