Síndrome de Burnout em Contextos de Estresse Laboral em Docentes, sob o Foco da Sociologia Jurídica
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3854Palavras-chave:
Saúde mental, Burnout, Docentes, SociologiaResumo
O contexto educacional no Brasil tem gerado preocupação por parte dos gestores e profissionais da área da Educação. O docente vem sofrendo com agentes estressores que afetam diretamente a qualidade do seu trabalho. Fatores como: salários baixos, excessivo número de alunos na classe, a relação com os discentes e a falta de valorização profissional, são alguns aspectos que estimulam o adoecimento mental e, em muitos casos, o Burnout. Esses episódios tornam-se mais frequentes e agravados nas instituições públicas de ensino, em relação aos estabelecimentos particulares. Destaca-se a importância da Sociologia, quanto ao adoecimento mental na atualidade, principalmente professores, a classe mais atingida nesse contexto, diante da interação constante desse profissional com a sociedade. Diante dessa conjuntura, esse estudo tem como finalidade, efetuar uma Revisão Bibliográfica da Literatura sobre a “Síndrome de Burnout em Contextos de Estresse Laboral em Docentes Sob o Foco da Sociologia jurídica”. Para isso foram pesquisados artigos nas plataformas científicas: Scielo, Google Scholar e Lilacs. Os princípios de inclusão foram artigos relacionados com o tema da pesquisa. O fatores de exclusão, foram artigos que não se referiam ao foco do estudo. As respostas da pesquisa apresentaram um cenário a presença do Burnout em, predominantemente, prestadores de serviços, trabalhadores da área de tratamento e educadores. Os aspectos principais, como: a relação inter-profissional, excesso de trabalho, a baixa remuneração e a falta de reconhecimento profissional promovem o desenvolvimento do esgotamento emocional, que podem levar ao Burnout.
.
Downloads
Referências
ARAUJO, Maria Arlete Duarte; PINHEIRO, Helano Diógenes. Reforma gerencial do Estado e rebatimentos no sistema educacional: um exame do REUNI. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 647-668., out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n69/v18n69a02.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000400002
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 2000. Disponível em: http://www1.urisantiago.br/conteudos/arquivos/Arquivo-a517f8f70d23d356bb97f1a925826f68.pdf
BRAND, Rita Melânia Webler. “As marcas do mal-estar docente e da síndrome de Burnout no trabalho docente”, p. 69-92. In: SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos (org.). Sociologia da Educação: debates contemporâneos e emergentes na formação de professores. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. Ebook Online. Disponível em: http://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/1586/1/Sociologia-da-educacao-debates-contemporaneos.pdf.
BRASIL. Ministério da Previdência Social. Anuário Estatístico da Previdência Social. Brasília: MPS/Dataprev, 2021. Disponível em: https://ces.ibge.gov.br/base-de-dados/lacunas-de-informacao/lacunas-especificas-nas-bases-de-dados-identificadas-pela-instituicao-produtora/3605-anuario-estatistico-da-previdencia-social-aeps.html.
BRASIL. Ministério da Saúde. Lista de doenças relacionadas com o trabalho do ministério da saúde (LDRT/ MS); Reunião - Comissão Intergestores Tripartite - CIT
de junho de 2020, Brasília-DF. Elaborada em cumprimento da Lei 8.080/90, artigo 6º, parágrafo 3º, alínea VII, inclui, explicitamente, entre as atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), a revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, disposta segundo a taxonomia, nomenclatura e codificação da CID -10. Disponível em: http://www.ahpaceg.com.br/imprensa/noticias/8-noticias/2333-ministerio-da-saude-divulga-nova-lista-de-doencas-relacionadas-ao-trabalho-ldrt.
BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto nº. 7.602, de 07 de novembro de 2011. Dispõe sobe a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (PNSST). Disponível em: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/zip/Decreto%20n%C2%BA%207602.html
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_seguranca_saude.pdf.
BURKE, Ronald. J., GREENGLASS, Esther. R.; SCHWARZER, Ralf. Predicting teacher burnout over time: effects of work stress, social support and self-doubts on burnout and its consequences. Anxiety, Stress and Coping, p. 261-275. 1996. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10615809608249406 DOI: https://doi.org/10.1080/10615809608249406
CAMPELO, Maria Paula S.; OLIVEIRA, Sidney M. Análise da Produção sobre a Síndrome de Burnout em professores, de 2002 a 2013. Id on Line Revista de Psicologia, Julho de 2014, vol.8, n.23, p. 243-253. https://doi.org/10.14295/idonline.v8i23.289 . DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v8i23.289
CARLOTTO, Mary Sandra. A síndrome de burnout e o trabalho docente. Psicologia em estudo, v. 7, n. 1, p. 21-29, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pe/v7n1/v7n1a03.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722002000100005
CARLOTTO, Mary Sandra; PALAZZO, Lílian dos Santos. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, p. 1017-1026, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2006000500014&script=sci_abstract&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500014
CARLOTTO, Mary Sandra; CAMARA, Sheila Gonçalves. Propriedades psicométricas do Maslach Burnout Inventory em uma amostra multifuncional. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 24, n. 3, p. 325-332, Sept. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2007000300004&lng=en&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000300004
CARVALHO, Edson Henrique de; OLIVEIRA, Celso Ricardo Peel Furtado de; PINTO, Rosa Maria Ferreiro. Síndrome de Burnout e a invisibilidade dos problemas de saúde mental do trabalhador. Unisanta Law and Social Science, v. 7, n. 3, p. 259-274, 2019. Disponível em: https://periodicos.unisanta.br/index.php/lss/article/view/1713/1410.
CARVALHO, Miete Pinheiro; MACÊDO, Maria Erilúcia Cruz. Síndrome de Burnout em Docentes. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p.284-301. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2396
CAVANAGH, Stephen J. Job satisfaction of nursing staff working in hospitals. Journal of advanced nursing, v. 17, n. 6, p. 704-711, 1992. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2648.1992.tb01968.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.1992.tb01968.x
CELLARD, André. A análise documental. POUPART, J. et al. In: a pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: vozes, 2008. p.305.
CHESNUT, Steven. R. On the measurement of preservice teacher commitment: Examining the relationship between four operational definitions and self-efficacy beliefs (2017). Teaching and Teacher Education, 68, 170-180, 2017. Disponível em: http://isiarticles.com/bundles/Article/pre/pdf/116468.pdf. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.09.003
CODO, Wanderley. Burnout: sofrimento psíquico dos trabalhadores em educação. Cadernos de Saúde do Trabalhador. São Paulo: CUT, 2000. Disponível em: http://www.cerest.piracicaba.sp.gov.br/site/images/Caderno14_educacao.pdf.
CORBANEZI, Elton. Sociedade do cansaço. Tempo soc., São Paulo, v. 30, n. 3, pág. 335-342, dezembro de 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S0103-20702018000300335&lng=en&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.141124
CORREIA, João R.; BAI, Yu; KELLER, Thomas. A review of the fire behaviour of pultruded GFRP structural profiles for civil engineering applications. Composite Structures, v. 127, p. 267-287, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0263822315001786 DOI: https://doi.org/10.1016/j.compstruct.2015.03.006
CROPANZANO, Russel., Byrne, Barbara. M., Bobocel, Ramona., & Rupp, Deborah. E. Moral virtues, fairness heuristics, social entities, and other denizens of organizational justice. Journal of Vocational Behavior, p. 164-209. ISSN 0001-8791. Disponível em: Go to ISI://WOS:000167588500002, 2001 DOI: https://doi.org/10.1006/jvbe.2001.1791
DALBOSCO, Claudio Almir. Paradoxos da educação natural no Émile de Rousseau: os cuidados do adulto. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 106, pág. 175-193, abril de 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-3302009000100009&lng=en&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100009
DALBOSCO, Claudio Almir. Pedagogia filosófica: cercanias de um diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007a.
EDELWICH, Jerry; BRODSKY, Archie. Burnout: stages of disillusionment in the helping profession. New York: Human Sciences Press. 1980. Disponível em: file:///C:/Users/samsung/Desktop/TCC%20II%20Direito/2543-Texto%20do%20artigo-9782-1-10-20150716.pdf
FERRARI, Rogério; FRANÇA, Flávia Maria; MAGALHÃES, Josiane. Avaliação da síndrome de burnout em profissionais de saúde. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, n. 3, p. 868-883, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5555778. DOI: https://doi.org/10.18673/gs.v3i3.23066
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, p. 44, 1987.
FRIEDMAN, Isaac A. Measuring school principal-experienced burnout. Educational and psychological measurement, v. 55, n. 4, p. 641-651, 1995. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0013164495055004012 DOI: https://doi.org/10.1177/0013164495055004012
FREUDENBERGER, Herbert J. Staff burn-out. Journal of social issues, Malden, v. 30, no. 1, p. 159-165, 1974. https://www.scirp.org/(S(czeh2tfqyw2orz553k1w0r45))/reference/ReferencesP apers.aspx?ReferenceID=1380346. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1974.tb00706.x
GRASSI, Liliane. Psychiatric morbidiry anel burllollt in the medical profession: ali Italian slUdy of general practitioners and hospital psysians. In Psychother psyehosoll, v. 69, n. 6, p. 329-334, 2000. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/306. DOI: https://doi.org/10.1159/000012416
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. Ebook Online. Disponível em: https://portal.uneb.br/poscritica/wp-content/uploads/sites/113/2019/10/HAN_BYUNG_CHUL_Sociedade-do-cansa%C3%A7o.pdf
IWANICKI, Edward. F. & SCHWAB, Richard. L. (1981). A cross validation study of the Maslach Burnout Inventory. Educational and Psychological Measurement, p. 1167-1174. 1981. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/001316448104100425 DOI: https://doi.org/10.1177/001316448104100425
JBEILI, Chafic. Síndrome de Burnout: Identificação, tratamento e prevenção. Cartilha informativa de prevenção à Síndrome de Burnout em professores, p. 329- 334, 2008. Disponível em: http://periodicosnovo.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/861
LOCKE, Edwin .A. What is satisfaction? In Organizacional Behavior and Human Performance, p. 309-336, 1969. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0030507369900130 DOI: https://doi.org/10.1016/0030-5073(69)90013-0
LOCKE, Edwin A.; SIROTA, David; WOLFSON, Alan D. An experimental case study of the successes and failures of job enrichment in a government agency. Journal of Applied Psychology, v. 61, n. 6, p. 701, 1976. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0030507369900130 DOI: https://doi.org/10.1037/0021-9010.61.6.701
LOCKE, Edwin .A. Job satisfaction. In M. Gruneberg & T. Wall (Eds). Social psychology and organizational behaviour. New York: John Wiley & Sons. p. 93-117, 1984. Disponível em: http://www.psycnet.apa.org/record/1984-22353-001
MARÇAL, Camila Zoldan; MELO, F. P.; NARDI, Antonio. Satisfação no trabalho: um estudo de caso numa empresa terceirizada. Rev. Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 20-35, 2013. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br.
MARX, Karl Herinrich; ENGELS, Friedirch. O Manifesto Comunista. Edição Ridendo Castigat Mores. Versão para eBook: EBooksBRasil.com. Fonte Digital: RocketEdition de 1999. Disponível em: https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf
MARX, Karl. A ideologia alemã. Lisboa; São Paulo: Editorial Presença; Martins Fontes, 1965.
MASLACH, Christina; JACKSON, Susan E. The measurement of experienced Burnout. Journal of Ocuppational Behavior, 2, 1981, 99-113. Disponível em: https://smlr.rutgers.edu/sites/default/files/documents/faculty_staff_docs/TheMeasurementofExperiencedBurnout.pdf DOI: https://doi.org/10.1002/job.4030020205
MASLACH, Christina; SCHAUFELI, Wilmar B.; LEITER, Michael P. Job Burnout. Annual Review of Psychology, 52, 2001, 397-422. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.psych.52.1.397 DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.397
MEDEIROS, Angelica Yolanda Bueno Bejano Vale de Medeiros; PEREIRA, Eliane Ramos; SILVA, Rose Mary Costa Rosa Andrade; DIAS, Fabio Araújo. Fases psicológicas e sentido da vida em tempos de isolamento social por pandemia COVID-19 uma reflexão a luz de Viktor Frankl. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 122953331, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3331. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3331/4962. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3331
MÉRIDA-LÓPEZ, Sérgio, EXTREMERA, Natalio; REY, Lourdes. Contributions of Work-Related Stress and Emotional Intelligence to Teacher Engagement: Additive and Interactive Effects. International Journal of Environmental Research and Public Health, 14(10), 1156, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28961218/ DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph14101156
NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e pesquisa, v. 25, n. 1, p. 11-20, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97021999000100002&script=sci_abstract&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002
OPASCHOWSKI, Horst Werner. Wohlstand neu Denken. Wie die nächste Generation Leben wird. Gütersloh: Gütersloher Verlagshaus, EBooks, 2009.
OPASCHOWSKI, Horst Werner. Enführung in die Freizeitwissenschaft. 5. Auflage. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaft, 2008.
PALOMARES, Eliana Regina. Relação entre professor e aluno: a busca do elemento humano. In: SIMKA, Sérgio; MENEGHETI, Ítalo. (Org.). A relação entre professor e aluno: um olhar interdisciplinar sobre o conteúdo e a dimensão humana. Rio de Janeiro: Wak Ed., p. 64, 2010.
PARKER, Sharon K.; CHMIEL, Nik; WALL, Toby D. Work characteristics and employee well-being within a context of strategic downsizing. Journal of occupational health psychology, v. 2, n. 4, p. 289, 1997. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2F1076-8998.2.4.289 DOI: https://doi.org/10.1037/1076-8998.2.4.289
QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; QUEIROZ, Jamerson Viegas; VASCONCELOS, Natalia Veloso Caldas; Furukava, Marciano; HÉKIS, Hélio Roberto; PEREIRA, Flávia Aparecida Barbosa. Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p. 349-370, June 2013. Disponível em: http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362013000200009&lng=en&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000200009
RODRIGUES, Lívia de S.; SANTANA, Silvia M.de; OLIVEIRA, Gislene F.de. A Síndrome de Burnout no Contexto da ESF: Uma Análise das suas Dimensões. Id on Line Revista de Psicologia, 2018, vol.12, n.39, p.879-890. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1038/1490. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1038
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista brasileira de educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008
SANTOS, Rita de Cássia Grecco. SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: Debates Clássico na Formação de Professores. Coleção de Debates Pedagógicos da EAD, Vol 14, p. 95-110, 2013. Disponível em: https://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/1585/1/Socologia-da-educacao-debates-classicos-na-formacao-de-professores.pdf.
SARASON, Seymour B. Teaching as a performing art. Teachers College Press, 1999. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=4iNeDwAAQBAJ&oi=fnd&pg= PT11&dq=Teaching+as+a+performing+art&ots=ZSxBeFibTK&sig=UaAYiKtm5dLkB47F--e8-oWf8rs#v=onepage&q=Teaching%20as%20a%20performing%20art&f=false
SCOLNICOV, Samuel. Tempo e educação em Platão. Revista Hypnos, Ano 11, n. 17, 2º Sem, São Paulo, p. 1-13, 2006. Disponível em: https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/418/446
SILVA, Andrey Ferreira da; ESTRELA, Fernanda Matheus; LIMA, Nayara Silva; abreu, Carlos Tibúrcio de Araújo. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, p. e300216, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/physis/2020.v30n2/e300216/pt. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-73312020300216
SILVA, Luanderson Camilo Nogueira da; SILVA NETO, Lino Gomes da; MORENO, Lucas Freire; GADELHA, Pádua Custódio da Silva; SANTOS, Aldaysa Sampaio dos; COSTA, Ruth Silva Lima da. Sindrome de Burnout entre Docentes de um Centro Universitário. Id on Line Rev.Mult. Psic., May/2020, vol.14, n.50, p.1271-1281.I https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2535 . DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2535
SILVA, Gabriel de Nascimento. (Re) conhecendo o estresse no trabalho: uma visão crítica. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 12, n. 1, Belo Horizonte, jan./ jul., p. 51-61, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202019000100005.
SILVA, Josué Pereira da. A crise da sociedade do trabalho em debate. Lua Nova, São Paulo, n. 35, p. 167-181, 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451995000100008&lng=en&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64451995000100008
SOARES, Juliana Aparecida Ribeiro; SANTOS, Marli Gonçalves; PINHEIRO, Marília Guimarães. SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO PÚBLICO. Revista Iluminart, Ano IX, v. 1, n. 15, p. 140-153, 2017. Disponível em: http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/download/293/299
TUNDIS, Amanda Gabriella Oliveira; MONTEIRO, Janine Kieling. Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, n. 46, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/39139.
VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.278
WARR, Peter. A conceptual framework for the study of work and mental health. Work & Stress, v. 8, n. 2, p. 84-97, 1994. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02678379408259982 DOI: https://doi.org/10.1080/02678379408259982
WEERTH, Georg. Arbeite,. 1844, p. 44. In: GOETTE Jürgen-W. von (Hrsg.). Vergessene Texte. Werkauswahl, Band I. Nach den Handschriften. Köln: Informationspresse - C.W. Leske, 1975, S. 166. Disponível em: https://www2.klett.de/sixcms/media.php/229/350470_0237_Weerth_Arbeite.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Paula Silvestre Campêlo, Miguel Melo Ifadireó

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.