Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3151Palavras-chave:
Desafios pedagógicos, Pandemia Covid-19, Rotina pedagógicaResumo
Resumo: Em face à pandemia da Covid-19, a educação precisou reestruturar suas ações pedagógicas para continuar sua missão social, agora sobre o contexto de mediação online. Na linha de frente dessa reorganização está o professor, que abruptamente precisou se reinventar didaticamente e metodologicamente através da utilização de novas tecnologias como ferramenta de aporte. Esse novo formato educacional tem ocasionado ao professor diversos desafios. Dentre eles: desenvolver versatilidade tecnológica, transição entre o físico e o online; a variabilidade de condições de acesso à internet por parte dos alunos; apoio das famílias para manter a rotina pedagógica do educando, dentre outros. Esses desafios tem levado muitos professores à situação de tecnoestresse, ansiedade, depressão e outros fatores de desregulação emocional. Assim, esse artigo trata sobre os desafios mais recorrentes que o educador enfrenta mediante o período de pandemia e elucida a importância por parte dos profissionais da educação sobre o autoconhecimento e autocuidado para o pleno gerenciamento das suas competências socioemocionais.
Downloads
Referências
ARAÚJO, F.J.O et al. Impactof Sars-Cov-2 and its Reverberation in Global HigherEducationand Mental Health. PsychiatryResearch, V. 288, P. 112977, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7152919/. Acesso em: 06 de julho de 2021.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html?gclid=CjwKCAjwoZWHBhBgEiwAiMN66UBaB YBFzjRoUaUjnO4CQ6slkEKDyS3MQB0aN9YacUUy_3SXERj40hoCOZAQAvD_BwE. Acesso em 07 de julho de 2021.
MIGUEL, L.O.S.; BRAGA, E.R.M. A importância da família no processo de aprendizagem, visando ao sucesso escolar. 2015. Disponível em http:// www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em 10 de setembro de 2016.
MOREIRA, D. Z.; RODRIGUES, M. B. “Saúde mental e trabalho docente”. Estudos de Psicologia, vol. 23, n. 3, 2018.
NOVA ESCOLA. Disponível em: https://novaescola.org.br/subhome/177/saude-emocional. Acesso em: 06 de julho de 2021.
_______________. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19401/ansiedade-medo-e-exaustao-como-a-quarentena-esta-abalando-a-saude-mental-dos-educadores Acesso em 07 de julho de 2021
NÚCLEO DO CONHECIMENTO. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/economicos-e-juridicos. Acesso em: 06 de julho de 2021.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e técnicas.4ª edição.rev, atual. e ampl. -São Paulo: Atlas, 2017.
RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emília. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2016, p. 09-98.
SILVA, A. F., Estrela, F., Lima, N. S., Abreu, C. T. D. A. (2020). Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30 (e300216), 1-4. Acesso em 06 de julho de 2021 em https://scielosp.org/pdf/physis/2020.v30n2/e300216/pthttps://lunetas.com.br/saude-mental-dos-professores-na-pandemia/
TOSTES, M. V. et al. “Sofrimento mental de professores do ensino público”. Saúde em Debate, vol. 42, n. 116, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.