Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19

Josiane Lima Mendes, Eliza Angélica Rodrigues Ponte, Léa Barbosa de Sousa, Cynira Kezia Rodrigues Ponte Sampaio, Nayara Machado Melo Ponte

Resumo


Resumo: A Educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce na contemporaneidade, parte desse crescimento é consequência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação – TICs.  O aumento da procura por esse modelo de ensino é devido as vantagens que ele oferece, dentre essas podemos destacar a liberdade dos horários de estudo e a possibilidade de estudar em casa, o que possibilita a formação para os indivíduos que trabalham ou residem longe dos centros universitários. Partindo do exposto, esse artigo tem como objetivo discutir a mudança de paradigmas do ensino a distância durante a pandemia da Covid 19, A metodologia adotada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados cientificas e com documentos oficiais que tratam do tema. Nas considerações finais aponta-se caminhos para pensar os rumos da EaD, durante e pós pandemia, afinal, com a pandemia do COVID 19 o cenário educativo teve que redefinir seus paradigmas e excluíram algumas ressalvas e preconceitos existentes com relação a modalidade EaD.

 


Palavras-chave


Educação a Distância; Tecnologia; Pandemia

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHAUS, M. T. M. Ação didática no ensino superior: a docência em discussão. Revista Teoria e Prática da educação, v. 7, n. 1, p. 101-106, 2004.

BELLONI, Maria Luiza. Evucação a Divtância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.

DA SILVA PESSOA, Tatiane de Fatima; DOS SANTOS, Eliane Aparecida Galvão; ALVES, Marcos Alexandre. Reflexões sobre as práticas pedagógicas no ensino superior em período de pandemia. Disciplinarum Scientia| Ciências Humanas, v. 21, n. 2, p. 119-132, 2020.

DE ANDRADE C. L. et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e267985485-e267985485, 2020.

DE CAMPOS MAIA, Marta. Educação a distância. GV Executivo, v. 6, n. 5, p. 56-60, 2007.

DOS SANTOS C., J.; DO ESPIRITO SANTO, . Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18, n. 1, p. 19-19, 2019.

DA SILVA, J. F. Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar. Educação Por Escrito, v. 9, n. 2, p. 204-219, 2018.

CARDOSO, C. A; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020.

CORDEIRO, K. M. A . O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.

CORRÊA, Carlos Eduardo Ferla et al. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO DEMOCRÁTICA?. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, v. 5, n. 3, 2020.

FERREIRA, Giselle M. dos S.; ROSADO, Luiz Alexandre da S.; CARVALHO, Jaciara de S. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.

LIN, E. C. L.; PENG, Y. C.; TSAI, J. C. H. J. A. j. o. i. c. Lessons learned from the anti-SARS quarantine experience in a hospital-based fever screening station in Taiwan. 38, n. 4, p. 302-307, 2010.

LIMA, Claudia Maria. Ensino a Distância e professores: formas de apropriação em educação contínua. [s.l.]: [s.n.], 1998.

MARTINS, Ronei Ximenes. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.

MARTINS, Ligia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In: Reunião Anual ANPED, 29., 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2006.

NEVES, Viana de Salles Inaja; FIDALGO, Fernando Selmar. Docente virtual na Educação a Distância: condições de trabalho na rede privada de ensino. In: I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, SENEPT. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2008, v. 1.

ORGANIZAÇAO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA -UNESCO. Metade dos alunos fora da escola não tem computador em casa. 2020.

PAVANELO, Elisangela et al. Contribuições para Preparação do Professor na Educação a Distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 17, n. 1, 2018.

PETERS, Otto. A Educação a Distância em transição. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

SANTOS, Fábio Maurício Fonseca; ALVES, André Luiz; PORTO, Cristiane de Magalhães. Educação e Tecnologias. Revista Científica da FASETE, p. 44, 2018.

SILVA, B. S. F et al. Prática Pedagógica Híbrida no Ensino Superior em Tempos de Pandemia por Sars-Cov-2: Análise Crítica da Literatura. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v. 2, n. 1, 2020.

SILUS, A et al. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. e5336-e5336, 2020.

SCHELESKY, P. S., et al. Formação de professores EaD e a relação com o uso da tecnologia: uma análise a partir de professores egressos. 2020.

TEIXEIRA, Anísio. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 40, n. 92, p. 10-19, out./dez. 1963.

VALLIN, Celso. Educação a distância e Paulo Freire. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 13, 2014.

WEBER, E. L.; DE ASSIS O. Metodologia de ensino híbrido no ensino superior: uma revisão da literatura. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.

ZEDNIK, H. Taxonomia das Tecnologias digitais na Educação. Aporte à cultura digital na sala de aula. Sobral: Sertão Cult, 2020.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3110

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Josiane Lima Mendes, Eliza Angélica Rodrigues Ponte, Léa Barbosa de Sousa, Cynira Kezia Rodrigues Ponte Sampaio, Nayara Machado Melo Ponte

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: