A Educação no Campo e as Práticas Metodológicas /

Autores

  • Giselle Pupim Jorge Back Instituto IESA
  • Maria Ilmalucia Teixeira Centro Universitário da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2372

Palavras-chave:

Formação, Prática docente, Reflexão

Resumo

O presente artigo proporciona uma discussão acerca da produção e correção textual em atividades propiciadas por meio do desenvolvimento de um plano de ação aplicado no V Seminário do Campo realizado pelas escolas do campo do polo/sede de Alta Floresta no Estado de Mato Grosso, cujo objetivo foi garantir oportunidades para o diálogo, a troca de experiências e o aprofundamento da teoria, favorecendo a consolidação dos conhecimentos e integração do grupo para professores que atuam no Ensino Fundamental na educação do campo. A pesquisa foi realizada com dezessete professores que atuam nas turmas de primeiro ao nono ano. Como referencial teórico foi utilizado livros, revistas e internet com autores como Bakthin (1997), Geraldi (2004), Jolibert (1994), Machado (2007), Marcuschi (2001), Matencio (2001), Miller (1998), dentre outros. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou como coleta de dados  dois questionários respondidos em períodos diferentes com o mesmo público. Através da pesquisa percebeu-se que a formação ofertada apresentou resultado positivo contribuindo significativamente para a prática em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Pupim Jorge Back, Instituto IESA

1 Graduação em Pedagogia pela União das Faculdades de Alta Floresta. Pós graduação em Educação Interdisciplinar de 1º a 4º série do Ensino Fundamental.  Mestranda do Instituto IESA. Docente formadora do Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica/CEFAPRO-MT. [email protected];

Maria Ilmalucia Teixeira, Centro Universitário da Grande Dourados

2 Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa.  Bacharela em Serviço Social pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Professora efetiva da rede estadual de Mato Grosso. [email protected].

 


 

Referências

BAKHTIN, M. Estética de criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais –Língua Portuguesa-3° e 4° ciclos.Brasília:MEC,1998.

GERALDI, João Wanderlei. Da redação à produção de textos. In: CHIAPPINI, L. (Coord.). Aprender e ensinar com textos de alunos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004. v. 1.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. Edição 4. São Paulo: Ática, 2006. p. 136.

JOLIBERT, J. (Coord.) Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artmed, 1994, v. II.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. 1.Leitura, texto e sentido; 2.Leitura, Sistemas de conhecimento e Processamento Textual; 3. Texto e Contexto; 4. Texto e Intertextualidade; 5. Gêneros Textuais. In: Ler e Compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 134p.

MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S.; LOUSADA, E. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para a revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola. Editorial, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. RJ: Lucerna, 2002.

Marcuschi, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Paráabola Editorial, 2008.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (Re) textualização em práticas acadêmicas: Um estudo do resumo. Scripta, Belo Horizonte, v.6, n.11, p.109-122, 2º sem. 2002.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 3. Anais... Rio de Janeiro, 2003.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles; SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Retextualização: movimentos de aprendizagem. In: ENCONTRO INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A CORREÇÃO DE TEXTOS: DIÁRIO DE LEITURA. Anais... v. 4, n.1. ano IV, dez. 2011.

MILLER, S. O epilinguístico: uma ponte entre o linguístico e o metalinguístico. 1998. 185f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1998.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de lingüística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigação em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

ROJO, R. H. R. A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas: EDUC/Mercado de Letras, 2000.

RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio. Como se corrige redação na escola. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

SCHNEUWLY, B. E DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: mercado de Letras, 2004.

SOARES, M. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, E. A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

VERA, A. A. Metodologia da pesquisa científica. 5. ed. Tradução de Maria Helena GuedesCrespo e Beatriz Marques Magalhães. Porto Alegre: Globo, 1979.

MEC/SEF- Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: língua portuguesa.Brasília, 1997, volumes 1 e 2.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos