Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective

Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Moura

Resumo


O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.

Palavras-chave


Alfabetização e letramento, leitura, escrita.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Vanessa Fulaneti; FARAGO, Alessandra Corrêa. A importância do letramento nas séries iniciais. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade. Bebedouro

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 25ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

KLEIN, Lígia Regina. Alfabetização: quem tem medo de ensinar? 5ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

KRAMER, Sonia. Leitura e escrita de professores: Da prática de pesquisa à prática de formação. Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro: n.07, 1998.

OSWALD, Maria Luiza; KRAMER, Sonia. Currículo e saberes docentes; o que aprendemos pesquisando leitura e escrita em três escolas de formação de professores. Educar. Curitiba, n.17, p. 155-37. 2001. Editora da UFPR.

SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica. Minas Gerais: v.9, 2003.

______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado na 26°Reunião Anual da ANPED, Minas Gerais, 2003.

______. Alfabetização e letramento: Caminhos e descaminhos. Revista Pátio – Revista Pedagógica. Artmed Editora. São Paulo: 2004.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2336

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: