O papel das Políticas Públicas na promoção de infraestrutura a Distritos Industriais para geração de Empregos / The role of Public Policies in the promotion of infrastructure to Industrial Districts for the generation of Jobs

Autores

  • Adilson Cascia Felix dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SAO FRANCISCO
  • Bruno Cezar Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1740

Palavras-chave:

Gestão Pública, industrialização, mão de obra, politicas públicas

Resumo

A Política Industrial, Tecnológica e de fomentação das indústrias e geração de emprego do Brasil deve ser uma importante adição às recentes iniciativas públicas. Baseia-se em um modelo conjunto de medidas e instrumentos que visam aumentar a eficiência produtiva e elevar os padrões competitivos nas indústrias brasileiras. Ciente do futuro, seu foco principal é a inovação. Mudanças estruturais na economia do Brasil, através da adição de mercados estrangeiros às estratégias da empresa, fornecem outro exemplo do tipo de sinergia que a política industrial pode trazer. Isso tornou mais fácil competir em mercados mais exigentes e diferenciados e se mostrou uma maneira de dar novo ânimo à capacidade industrial instalada no Brasil.  O objetivo geral do trabalho é de mostrar a importância e contribuição das políticas públicas no Brasil, voltadas para o desenvolvimento de infraestrutura básica industrial. A revisão literária narrativa de nível exploratório foi adotada como metodologia do presente ensaio. Um diálogo mais estreito entre o Estado e o setor privado é, portanto, uma preocupação primordial, assim como a integração das ações do governo com as atividades de manufatura e o envolvimento da comunidade científica e tecnológica com a força de trabalho. O futuro que está sendo construído sobre essas iniciativas atuais é mais do que apenas promissor; já está gerando resultados substanciais para a sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Cascia Felix dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SAO FRANCISCO

Adilson Cascia Felix dos Santos

Bacharel em Administração de empresas

Pos graduando em Gestão Pública Municipal

Bruno Cezar Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Direito pela Uneb

Especialização em Direito Processual Civil

Mestrado em Gestão de Politicas Publicas e Segurança Social

Referências

CITAÇÕES

Além disso, as operações de IDE e de multinacionais tornaram-se parte integrante, explícita ou implícita, das políticas industriais contemporâneas em muitos países (RUA; AGUIAR, 2009).

Isso reflete uma mudança no escopo das políticas industriais, em comparação com aquelas utilizadas anteriormente no contexto da substituição de importações (GADELHA, 2006).

A evidente endogeneidade entre essas duas variáveis devido à simultaneidade pode confundir a análise, na medida em que os autores implementaram um número significativo de estratégias de identificação para obter resultados confiáveis. Identifica-se uma ligação razoavelmente forte entre o investimento em infra-estrutura e a produção (MUSSOLINI, 2010).

Em um dos mais importantes estudos recentes, os autores estabelecem empiricamente uma elasticidade de saída entre 0,07 e 0,1 para investimento em infra-estrutura (medido em termos físicos) em uma faixa de 88 países (BERTUSSI; ELLERY JUNIOR, 2012).

Como no caso dos esforços anteriores para combater a inflação, grupos empresariais (como a Confederação Nacional da Indústria), sindicatos e sociedade civil estavam em amplo acordo sobre a necessidade de enfrentar uma questão estrutural séria, enquanto o governo mostrou-se mais do que disposto a dar um passo em frente com uma solução pragmática que incluísse elementos de liberalização do mercado e investimento dirigido pelo Estado (DOMINGUES et al, 2011).

A inauguração de um complexo industrial de autopeças e eletrodomésticos no interior de São Paulo trouxe enorme progresso na capacidade de produção de bens duráveis (GOULART FILHO, 2011).

Em segundo lugar, a industrialização baseada na substituição de importações, sem plano estratégico para exportar e nacionalizar suas empresas (LAMONICA; FEIJÓ, 2011).

Uma importante vitória nesse processo foi o controle da inflação. A indústria, no entanto, ainda sofria com a concorrência internacional, e muitos sentiram a necessidade de políticas públicas destinadas a incentivar as manufaturas nacionais (SATO, 1997).

Acontece que os países situados em cada extremidade da escala estão mudando para as posições intermediárias, e há uma possibilidade muito real de que países próximos ao centro dessa escala possam perder seu lugar na economia global (NASSIF, 2008).

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos