Conto Infantil: Constitutivo do Processo de Aquisição da Escrita de Crianças com Síndrome de Down / The Children's Story: as a Constitutive Instrument of Writing Acquisition Process of the Children with Down Syndrome

Autores

  • Simone Neri da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb
  • Carla Salati Almeida Ghirello-Pires Universidade de Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1731

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Mediação, Contos infantis, Aquisição da escrita

Resumo

A literatura sobre o desenvolvimento da linguagem humana enfatiza que a linguagem é parte integrante do sistema cognitivo geral dos seres humanos, sendo uma atividade constitutiva e fundamental para a inserção social e afirmação da subjetividade dos indivíduos. Este texto discute os contos infantis como instrumento constitutivo do processo de aquisição da escrita de crianças com Síndrome de Down (SD) que apresentam em seu desenvolvimento comprometimentos de ordem cognitiva que afetam a aquisição e o funcionamento da sua linguagem. A hipótese de trabalho é a de que a utilização dos contos infantis associada ao processo de interação e mediação do professor poderá ser um fator facilitador para o desenvolvimento da linguagem escrita desses indivíduos, posto que a atividade de leitura ofereça possibilidades discursivas que contribuem com a aquisição da escrita. Este trabalho esta ancorado na abordagem histórico-cultural da aprendizagem, desenvolvida por AUTOR para quem a mediação e a interação são condições essenciais para o desenvolvimento humano

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Biografia do Autor

Simone Neri da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários- DELL

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) daUESB

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Universidade de Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
(2016). Doutora em Linguística –Neurolinguística – pelo Instituto de Estudos Linguístico da Universidade Estadual de
Campinas (UNICAMP) (2006). Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo (USP) (1997).
Docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DEEL) da Universidade de Estadual do Sudoeste da Bahia
(UESB) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) daUESB

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos