Conto Infantil: Constitutivo do Processo de Aquisição da Escrita de Crianças com Síndrome de Down / The Children's Story: as a Constitutive Instrument of Writing Acquisition Process of the Children with Down Syndrome
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1731Palavras-chave:
Síndrome de Down, Mediação, Contos infantis, Aquisição da escritaResumo
A literatura sobre o desenvolvimento da linguagem humana enfatiza que a linguagem é parte integrante do sistema cognitivo geral dos seres humanos, sendo uma atividade constitutiva e fundamental para a inserção social e afirmação da subjetividade dos indivíduos. Este texto discute os contos infantis como instrumento constitutivo do processo de aquisição da escrita de crianças com Síndrome de Down (SD) que apresentam em seu desenvolvimento comprometimentos de ordem cognitiva que afetam a aquisição e o funcionamento da sua linguagem. A hipótese de trabalho é a de que a utilização dos contos infantis associada ao processo de interação e mediação do professor poderá ser um fator facilitador para o desenvolvimento da linguagem escrita desses indivíduos, posto que a atividade de leitura ofereça possibilidades discursivas que contribuem com a aquisição da escrita. Este trabalho esta ancorado na abordagem histórico-cultural da aprendizagem, desenvolvida por AUTOR para quem a mediação e a interação são condições essenciais para o desenvolvimento humanoDownloads
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