Conto Infantil: Constitutivo do Processo de Aquisição da Escrita de Crianças com Síndrome de Down / The Children's Story: as a Constitutive Instrument of Writing Acquisition Process of the Children with Down Syndrome

Simone Neri da Silva, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

Resumo


A literatura sobre o desenvolvimento da linguagem humana enfatiza que a linguagem é parte integrante do sistema cognitivo geral dos seres humanos, sendo uma atividade constitutiva e fundamental para a inserção social e afirmação da subjetividade dos indivíduos. Este texto discute os contos infantis como instrumento constitutivo do processo de aquisição da escrita de crianças com Síndrome de Down (SD) que apresentam em seu desenvolvimento comprometimentos de ordem cognitiva que afetam a aquisição e o funcionamento da sua linguagem. A hipótese de trabalho é a de que a utilização dos contos infantis associada ao processo de interação e mediação do professor poderá ser um fator facilitador para o desenvolvimento da linguagem escrita desses indivíduos, posto que a atividade de leitura ofereça possibilidades discursivas que contribuem com a aquisição da escrita. Este trabalho esta ancorado na abordagem histórico-cultural da aprendizagem, desenvolvida por AUTOR para quem a mediação e a interação são condições essenciais para o desenvolvimento humano

Palavras-chave


Síndrome de Down; Mediação;Contos infantis; Aquisição da escrita

Texto completo:

PDF

Referências


ALKIMIM.T.M. Sociolinguística Parte I. In MUSSALIN , F; BENTES, A.C, (orgs): Introdução à Linguística: domínios e Fronteiras. V.1. São Paulo: Cortez, 2001, p.15

CHINALIA, Fabiana ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Jogos e brincadeiras: o aluno com síndrome de Down no contexto da educação inclusiva. In: Carla Salati Almeida Ghirello-Pires. (Org.). Síndrome de Down: perspectivas atuais. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2016, v. 1, p. 69

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9ª ed. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1999.

BAKHTIN, Mikhail . (V.N. Volochinov) Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lauch e Iara Frateschi Vieira. 6ª ed. São Paulo: Editora Huritec 1992.

BAKHTIN, Mikhail.. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução [feita a partir do francês] Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997a. p.277-326.

BAKHTIN, Mikhail Apontamentos 1970-1971. In: Estética da criação verbal.Tradução [feita a partir do francês] Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997b. p.369- 397.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Editora Scipione, 1996;

CAMARGO, Evani Andreatta Amaral. O Gênero Narrativo na linguagem de crianças com alterações neurológicas. Estudos Linguísticos, São Paulo, 40 (2):p.917-928, maio-agosto 2011.

CARVALHO, Marelene.Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis: Vozes, 2005.

COUDRY, M.I.H.; et al. (Orgs.) Caminhos da Neurolinguística Discursiva: O velho e o novo. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 380

FERREIRO, Emilia; TEBEROSK, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita.Porto Alegre: Artes Médicas 1985. 284p

FRANCHI, C. Linguagem – Atividade Constitutiva. Almanaque, São Paulo, n.5.p.9-27, 1987.

FREITAS. A. Paula. A inclusão escolar de alunos com Sindrome de Down: o que revelam as pesquisas Brasileiras, In GHIRELLO-PIRES, C.S.A.; MORESCHI, S. (orgs) Sindrome de Down Perspectivas Atuais – Vitória da Conquista, Edições UESB, 2016

GHIRELLO-PIRES, C.S.A; MORESCHI, S. Especificidades no acompanhamento inicial de linguagem em crianças com síndrome de Down: uma abordagem histórico-cultural. In GHIRELLO-PIRES, C.S.A. (org) Síndrome de Down: Perspectivas Atuais – Vitória da Conquista, Edições UESB, 2016.

GOES, M.C.R. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M.K; SOUZA, D.T.R; REGO, T.C. (Org). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.p.95-114.

JEAN, G. Los Senderos de La Imaginación Infantil, loscuentos, los poemas: La realidade México: Fondo de Cultura Econômica, 1990

KEARNEY, Richard. Narrativ Imagination – the ethical challenge. In (?) modern to postmodern, Edinburgh UniversitPress; New York: Fordham Press, 1998. P.241-257

LÚRIA, Alexandr Romanovich. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Lúria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. 251p

MELLO, Suely Amaral; FARIA, Ana Lúcia Goulart (orgs). O Mundo da Escrita no Universo da Pequena Infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2005

PIMENTEL, Susana Couto. Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos. Petrópolis: Vozes, 2012

RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005.

SCHWARTZMAN, M. Liliane C. Aspectos da linguagem na criança com Síndrome de Down. In SCHWARTZMAN, José S.(org.). Síndrome de Down. 2.ed São Paulo: Memmon/Mackkenzie. 2003

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Construção do Pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001

VYGOTSKY, Lev Semenovich. .Fundamentos de defectologia. Madri: Visor, 1997. Obras Escogidas V.

VYGOTSKY, Lev Semenovich .Teoria e método em Psicologia. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. organizadores: Michael Cole [et al]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1988.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1731

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: