Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society

Autores

  • Pâmala Évelin Pires Cedro Universidade Federal da Bahia
  • Lorena Lôbo Brito Morbeck Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1712

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Sociedade contemporânea, Tecnologias.

Resumo

A sociedade contemporânea apresenta-se imersa em meio a um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de se comunicar, com mais rapidez ao acesso de informações e facilidade de comunicação. A geração atual vive em um contexto altamente tecnológico e com necessidades distintas. Essas exigências se estendem ao campo da educação, abrindo reflexões sobre os processos atuais de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo busca investigar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação voltadas ao âmbito da educação na contemporaneidade, utilizando como método uma revisão bibliográfica de caráter narrativa e estudos retrospectivos relevantes que proporcionaram a construção de pensamentos e conceitos sobre o assunto. O estudo aponta alguns aspectos da sociedade contemporânea, retrata o contexto das tecnologias da informação e comunicação na educação e permeia a importância da reconstrução do fazer pedagógico na perspectiva das novas tecnologias.

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Biografia do Autor

Pâmala Évelin Pires Cedro, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Biotecnologia, Universidade Federal da Bahia - UFBA, [email protected], Vitória da Conquista, Bahia – Brasil

Lorena Lôbo Brito Morbeck, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal da Bahia - UFBA, [email protected], Vitória da Conquista, Bahia – Brasil

Referências

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Publicado

2019-05-30

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