Ética e educação
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v3i8.113Palavras-chave:
Ética, Moral, Construção humana, Liberdade, Coerência, Intencionalidade, Reflexão, Sabedoria.Resumo
Atualmente nós podemos afirmar que esta primeira década do século XXI está sendo marcada por diversas formas de contradições que desafiam o ser humano na perspectiva da sociabilidade. O avanço tecnológico, cada vez mais rápido e surpreendente, não se traduz em justiça social (não diminui o grande e vergonhoso fosso entre ricos e pobres). O desenvolvimento científico não se traduz em qualidade de vida para todos, mas no privilégio dos poucos consumidores de elite. A quantidade e a qualidade das leis, produzidas por especialistas, a partir da necessidade coletiva, não se traduz em garantia de justiça humana e muito menos em segurança pública. A crise da moral não se transformou na afirmação da ética. Afinal de contas, mesmo vivendo num “mundo informatizado” nós podemos perceber que a informação dificilmente se transforma em conhecimento; e que o conhecimento dificilmente se transforma em sabedoria. E é nesse contexto que está inserida a crise da educação. Além da falta de investimentos financeiros nós vivemos a falta de uma relação dialógica e dialética que possa produzir valores humanos e que, por sua vez, possam enriquecer as relações intersubjetivas, na objetiva perspectiva da corresponsabilidade social.
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