A Didática da Leitura nas primeiras séries do Ensino Fundamental I: Uma Reflexão Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.990Palavras-chave:
Leitura. Cultura. AprendizagemResumo
Sabe-se que muitas vezes o processo de leitura apresenta-se de forma fragmentada e descontextualizada da realidade social, sendo encarada, muitas vezes, como algo meramente artificial. Devido a isso, os professores encontram dificuldades em alcançar bons resultados nos seus trabalhos. Partindo então do pressuposto, o estímulo à leitura tem sido objeto de preocupação no âmbito escolar, pois na atualidade o maior desafio do professor é fazer com que a criança ou jovem realmente queira aprender. È inegável que o ato de ler é fundamental na formação do aluno e que considerável parcela ou toda a responsabilidade no desenvolvimento das habilidades de leitura recai sobre a escola. Nesse sentido, considera-se a leitura como algo essencial a qualquer ser humano, ainda mais percebendo sua importância no contexto atual, visto que, é através da mesma que tomamos conhecimentos dos nossos direitos e deveres enquanto cidadãos, para a existência e a possibilidade de uma vida humana participativa, na qual os indivíduos sejam capazes de expressar seus diversos pontos de vista, sua liberdade de usufruir de valores e bens de um determinado contexto partilhando deveres e poderes que pressupõe a existência de uma vida melhor em sociedade. É importante que se destaque a importância da interpretação de textos como agentes de transformação de jovens leitores e até mesmo da própria sociedade. Ler e compreender são uma forma de satisfazer muitas necessidades, ampliando e enriquecendo experiências através da riqueza de vocabulários da mudança de pontos de vista e da aquisição de novos valores. Este artigo objetiva investigar na literatura as práticas da leitura como fator social e transformador.
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