Uma Análise da Aprendizagem da Matemática na Educação
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.922Palavras-chave:
Jogos Matemáticos. Brincadeiras. Aprendizagem.Estratégias.Resumo
Este artigo busca mostrar os processos de aprendizagem da matemática na educação infantil. Desta forma, procuramos discutir estratégias para uma pedagogia que valorize os jogos matemáticos. No âmbito da Educação Infantil, o jogo estimula o desenvolvimento de suas atividades cognitivas e manipulativas. Em função disso percebemos que a ludicidade é de grande importância para o futuro dos mesmos, pois ela propõe um grande avanço intelectual. Os jogos e brincadeiras desperta na criança um bom nível de conhecimento, sendo este de grande favorecimento para uma educação de qualidade..Para atingir os objetivos propostos em explorar ideias referentes aos números utilizados tratar-se-á como base da reflexão as teorias dos seguintes pensadores: Kishimoto (2009), DIAS (2010), BICUDO (1999).
Downloads
Referências
ALSINA, i Pastells, Àngel. Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdico- manipulativos: para crianças de 6 a 12 anos: Metodologia/ Curitiba: Base Editora, 2009.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
___________. Jogos infantis: O jogo a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, v.01 e 02.1998.43p.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em 05 de outubro de 2017.
BICUDO, M.A.V. Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: EDNESP, 1999.
BRASIL. Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL- (Org.) Karina Rizek Lopes, Roseane Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria. Brasília/MEC/SEB/SEED, v.02, unidade 5, 2005 43p.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 10. Ed. São Paulo: Editora Cortez. 2007.
__________. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática .In:KISHIMOTO,T.M(org.). Jogo, brinquedo,brincadeira e a educação. São Paulo:Cortez, 2009.
SOARES, Eduardo Sarquis. ensinar Matemática – desafios e possibilidades – Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.