Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.919Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Tecnologia Assistiva. Educação Infantil. Acessibilidade. Ensino Aprendizagem.Resumo
A abordagem apresentada neste artigo tem como temática a Tecnologia Assistiva para Escola Inclusiva, a qual seu maior desafio é ofertar à acessibilidade para as pessoas com deficiência, garantindo igualdade de condições com os demais. Objetivando analisar a contribuição da tecnologia assistiva na inclusão de crianças em ambiente escolar. Este estudo torna-se propício para as atividades das crianças, com algum tipo de deficiência. A metodologia utilizada para desenvolver o presente estudo é de ordem bibliográfica e qualitativa. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Miranda (2006), Galvão (2004), Kleiman (2007), entre outras fontes. Observou-se que é de grande relevância o processo de apropriação e uso da tecnologia assistiva. A fim de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, para que sejam vistas de forma inclusiva diante da sociedade.
Palavras-chave:
Downloads
Referências
ANTUNES, Z.R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora 2006.p.02, p.06.
BRASIL, Ministério da Educação Especial. Secretaria da Educação Especial. Decreto nº 6.571/2008. Brasília. MEC, São Paulo, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. MEC, 1996.
BRASIL. Lei de Diretrizes da Educação- Lei nº 9.394/96 de 12/12/2012
BRASIL, Ministério da Educação Inclusão. Revista da Educação Especial vol.4, nº1. Brasília: MEC, São Paulo, 2008.p.17-18
GALVÃO FILHO, T. A.Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. 346f. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2009.
KLEIMAN, Ângela. Da leitura Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8ª ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1989
MIRANDA, Simão . Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. Campinas, SP: Papirus, 2006.p.35
PICOLLO, Nista, Vilma, Lení. Corpo em movimento na Educação Infantil. Editora Tellos. 1º Edição. São Paulo 2012. P.30
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.