A Música como atividade interativa no desenvolvimento crítico e social da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.907Palavras-chave:
Música. Linguagem. Educação infantilResumo
Este estudo aborda a música como meio lúdico na educação infantil, interagindo entre a escola e o aluno, facilitando o aprendizado e o desenvolvimento psicosocial por meio do lúdico, o que vai contribuir para a atividade educativa do dia a dia da criança; a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, estando presente em todas as culturas e fazendo parte da educação desde os tempos remotos, sendo considerada como fundamental para a formação dos cidadãos, por ser uma arte com capacidade de fazer pensar e educar. É uma das formas importantes no contexto da educação, especialmente na educação infantil, pela facilidade que ela proporciona à aprendizagem. Percebeu-se, através dessa pesquisa, que houve grande evolução na compreensão do ensino educacional e psicosocial, quando se utiliza a música de forma simples e prazerosa, beneficiando o educando e facilitando o trabalho docente em sala de aula.
Downloads
Referências
BRITO, Teca Alencar de - Música na educação infantil: Teca Alencar de Brito; (propostas para a formação integral da criança). – 7ª Ed. Petrópolis-RJ, 2013.
DECKERT, Marta - Educação musical: da teoria à prática na sala de aula: Marta Deckert – 1ª Ed. - São Paulo: Moderna, 2012. (cotidiano escolar: ação docente).
FRAIDENRAICH, Verônica - educação infantil, o que é importante para garantir a qualidade do atendimento na creche e na pré-escola. – (revista gestão escolar), 2012.
LOUREIRO, Alicia Maria Almeida - O ensino de música na escola fundamental: Alicia Maria Almeida Loureiro. - Campinas, SP: Papirus, 7ª Ed. 2010. - (coleção Papirus educação).
MATEIRO, Teresa - Pedagogias em educação musical/Teresa Mateiro, Beatriz Ilari, (org.) – Curitiba: Ibpex, 2011. - (série educação musical).
QUEIROZ, Tânia D. - Manual pedagógico: do educador da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. rideel editora, São Paulo: 2011.
ZAGONEL, Bernadete - Brincando com musica na sala de aula: jogos de criação musical usando a voz, o corpo e o movimento: Bernadete Zagonel. São Paulo: Saraiva 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.