Aspectos da Agressividade Infantil: Origem e Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.893Palavras-chave:
agressividade infantil. desenvolvimento. raiva.Resumo
O desenvolvimento desse estudo apresentará os esboços de Ariès (2006) a fim de confirmar se a infância ou o sentimento de infância é considerado historicamente um fenômeno. E, este por sua vez é identificado a gênese e o desenvolvimento desse sentimento. Trata-se de uma revisão integrativa sobre a agressividade infantil. Percebeu-se ser a agressividade um comportamento que preocupa as pessoas que convivem com as crianças que apresentam tal comportamento. Concluiu-se também que os pais, de maneira consciente ou inconsciente, acabam contribuindo para que essa agressividade se desenvolva. É necessário que um adulto procure o apoio de um profissional psicopedagogo, que ajude com relação a questões relacionadas aos limites.
Downloads
Referências
ASHA - American Speech-Language-Hearing Association. (Central) Auditory Processing Disorders. Rockville: ASHA, 2005.
ARIÈS, Phillipe. História social da criança e da família. Tradução Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BALLONE, G.J. Violência e Agressão da criança do adolescente e do jovem.[S.l], 2002. PsiqWeb Psiquiatria Geral. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2008.
CARDOSO, Ofélia Boisson. Problemas da infância. São Paulo: Melhoramentos, 1996.
FRANÇA, T. S. X. Socialização da pessoa com deficiência adquirida,o processo, os personagens e as máscaras. João Pessoa: Idéia,2000.
MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infância de Ajuriaguerra. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
OAKLANDER, V. Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. 11. ed. São Paulo: Summus, 1980.
TRAIN, Alan. Ajudando a Criança Agressiva. 3. ed. São Paulo: Papirus, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.