O planejamento como instrumento de gestão eficaz e eficiente: Uma análise do sistema educacional no município de Iguatu
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.878Palavras-chave:
Gestão da educação. Planejamento. Sistema educacionalResumo
O financiamento da educação é algo complexo. Uma espécie de sistema, cujas funções internas são desconhecidas e cujo funcionamento é compreendido mediante uma avaliação das relações entre valores de entrada (input) e de saída (output). Parece haver por parte dos educadores, um certo desconhecimento sobre os processos que envolvem os recursos direcionados à educação e suas formas de gestão.
Downloads
Referências
BOUCKAERT, Geert. Reform of Budgetary Systems in the Public Sector. In: M. Hôgye (Org.) Local Government Budgeting. Budapest: LGI, 2002. pp.19-41.
DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira.; FARIA, Geniana Guimarães. Recursos públicos para escolas públicas: as políticas de financiamento da Educação Básica no Brasil e a regulação do Sistema Educacional Federativo. Belo Horizonte: RHJ/FAE da UFMG, 2010.
GIRON, Graziela Rossetto. Desafios políticos para educação. Travessias, Cascavel/PR, v. 2, n. 1, p. 1-13, jan./abr. 2008.
MELCHIOR, José Carlos de Araújo. A política de vinculação de recursos públicos e o financiamento da educação no Brasil. São Paulo: FEUSP, 1981.
OLIVEIRA, R. O financiamento da educação. In: ______; ADRIÃO, Theresa (Org.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da Constituição Federal e da LDB. 3. ed. São Paulo: Xamã, 2007. p. 83-122.
PINTO, José Marcelino de Resende. Os recursos para a educação no Brasil no contexto das finanças públicas. Brasília: Plano, 2000.
ROSSINHOLI, Marisa. Política de financiamento da educação básica no Brasil: do FUNDEF ao FUNDEB. Brasília: Liber Livro, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.