O Processo da Morte e do Morrer: Uma Visão dos Acadêmicos de Enfermagem

Autores

  • Olguimar Pereira Ivo Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
  • Karina Oliveira Pedroso

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.691

Palavras-chave:

Morte e morrer, Enfermagem, Reações, Sentimentos

Resumo

Os objetivos desse estudo foram relatar as reações e sentimentos despertados nos graduandos de enfermagem diante do processo da morte e do morrer e averiguar a relação feita pelo acadêmico de enfermagem quanto à adequação do conhecimento científico e o enfrentamento da morte. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, realizada com acadêmicos do 9° e 10° semestre do curso de enfermagem de uma Faculdade particular de uma cidade do Sudoeste da Bahia. Os acadêmicos entrevistados conceituaram a morte como uma passagem da vida humana para a vida espiritual, ausência dos sinais vitais, um processo doloroso e natural. A morte está presente cotidianamente na vida dos acadêmicos de enfermagem participantes desta pesquisa. Foi possível identificar o despreparo deles perante o processo de morte e morrer, o que causa sofrimento e revela que os sentimentos despertados são sempre negativos, evidenciando despreparo para o enfrentando da morte.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Oliveira Pedroso

Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. reimp. Lisboa: Ed. 70, 2011.

BASSO, L. A.; WAINER, R. Luto e perdas repentinas: contribuições da terapia cognitiva- comportamental. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 7, n. 1, p. 35-43, 2011.

AZEREDO, N. S. G.; ROCHA, C. F.; CARVALHO, P. R. A. O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina. Rev Bras Educ Med, v. 35, n. 1, p. 37-43, 2011.

BORGES, T. R. C. O enfrentamento da equipe de enfermagem no processo de morte e morrer do paciente. 50p. 2011. Monografia (Especialização em Assistência de Enfermagem em Urgência e Emergência) - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), 2011.

CANTÍDIO, F. S.; VIEIRA, M. A.; SENA, R. R. de. Significado da morte e de morrer para os alunos de enfermagem. Invest Educ Enferm, v. 29, n. 3, p. 407-18, 2011.

CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1998.

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM (COREN-SC). Consolidação da legislação e ética profissional. Florianópolis: COREN-SC, 2010. 136 p.

FREITAS, T. L. de et al. O olhar da enfermagem diante do processo de morte e morrer de pacientes críticos: uma revisão integrativa. Enfermería Global, v. 15, n. 1, p. 322-360, 2016.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUIMARÃES, I. G.; CARNEIRO, M. H. S. Envelhecimento e finitude–qual a representação da morte? Estud. Interdiscipl. Envelhec., Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 7-18, 2012.

KOVÁCS, M. J. Educação para a morte - temas e reflexões. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

KÜBLER - ROSS, E. Sobre a morte e o morrer. 8. ed. São Paulo: M. Fontes, 2008. 295 p.

KUHN, T.; LAZZARI, D. D.; JUNG, W. Vivências e sentimentos de profissionais de enfermagem nos cuidados ao paciente sem vida. Rev. Bras. Enferm, v. 64, n. 6, p. 1075-1081, 2011.

LIMA, R. dos S.; COSTA JÚNIOR, J. A. O processo de morte e morrer na visão do enfermeiro. Revista Ciência & Saberes-Facema, v. 1, n. 1, p. 25-30, 2015.

MARINHO, C. M. da S. Cuidar de pacientes em prolongamento artificial da vida: concepção das enfermeiras. 2009. 99f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia, 2009.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014.

SANTOS, F. S. (Org.). A arte de mor¬rer: visões plurais. 1. ed. São Paulo: Comenius, 2009.

SANTOS, M. A. dos. HORMANEZ, M. Atitude frente à morte em profissionais e estudantes de enfermagem: revisão da produção científica da última década. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 9, p. 2757-2768, 2013.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Edição

Seção

Artigos