Psicologia e Educação Infantil: Desafios atuais
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.654Palavras-chave:
Educação Infantil. Inserção do psicólogo. rede pública de ensino.Resumo
O presente estudo é fruto de análise crítica da atual situação escolar infantil pública no que concerne ao acompanhamento e presença do psicólogo em sua equipe permanente. As relações estabelecidas entre a psicologia e o espaço escolar emergem como alicerce para desenvolver e ampliar as discussões aqui afloradas. Enquanto objetivos desta pesquisa encontram-se: identificar as atribuições do psicólogo escolar, discutir acerca da necessidade de sua inclusão e os possíveis fatores que ora implicam na sua ausência de forma mais incisiva e eficaz no contexto educacional. Este trabalho caracteriza-se metodologicamente uma pesquisa de cunho bibliográfico. Evoluindo em suas categorias desde a escolha e organização do referencial, a sua consequente exploração, finalizando com os resultados interpretações e inferências. É importante ressaltar o quanto o profissional da psicologia se faz necessário na mediação das relações existentes neste espaço educacional. A ausência deste profissional torna-se preocupante, o que atribui a esta pesquisa um caráter de relevância por suscitar questionamentos e proposições importantes a esta temática, permitindo considerações e contribuições futuras de profissionais afins.
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