Educação Especial: por uma escola para todos

Autores

  • Luciana Varela Rocha Matias Anne Sullivan University
  • Maria Cristina Oliveira Lustosa Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.653

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Inclusiva. Ambiente Escolar.

Resumo

Através de leituras e análises de trabalhos científicos, pretendeu-se expor relevante ponto de vista sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas o tema educação especial e a inclusão no ambiente educacional tem sido muito refletido e debatido. Entretanto, percebe-se que em sua trajetória houve significativas transformações tanto sociais como também pedagógicas.  Diante disso, esse estudo tem como temática central o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e sua integração com a comunidade escolar. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial, apontando questões ligadas a essa inclusão educacional. A metodologia constitui por meio de pesquisa bibliográfica, através de análises de estudos acerca do tema. Contudo, há a necessidade de um conjunto de ações aliada a um olhar diferenciado no processo de ensino e aprendizagem com uma aceitação de uma educação inclusiva por parte de toda comunidade escolar, construindo assim, o conhecimento e uma efetiva socialização..

 

 

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Publicado

2017-01-27

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