Avaliação da Aprendizagem: Um desafio a Gestão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.526Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Ensino Fundamental, Professor, Aprimoramento Metodológico.Resumo
O artigo propôs uma discussão sobre a importância da avaliação da aprendizagem no processo educacional. Buscou-se encontrar respostas para conflitos entre o ato de avaliar e sua importância na aprendizagem dos alunos. Para isso, esta pesquisa baseou-se em vários autores que apreciam em suas obras uma reflexão acerca dos instrumentos avaliativos usados no contexto escolar, bem como o papel e uso da avaliação no processo ensino-aprendizagem. Observou-se diante das pesquisas que a avaliação não pode ser usada como forma de punir e exercer poder, tornando-se necessária a intensificação das relações entre professor x aluno, principalmente em termos metodológicos. Utilizou-se como método de análise prática a realização de entrevistas e aplicação de questionários para professores a alunos de uma Escola da rede Estadual de Ensino do município de Araripina – PE. Compreende-se então que aprimoramento metodológico, avaliação e aprendizagem, por conseguinte, são aspectos indissociáveis, intimamente ligados e influenciados pela socialização.
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