Jogos Pedagógicos na Aquisição dos Cálculos Matemáticos no Processo de Alfabetização

Autores

  • Maria Júlia da Silva Reinaldo Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Brasil.
  • Aurenia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4284

Palavras-chave:

alfabetização matemática, jogos pedagógicos, cálculo mental

Resumo

O presente estudo visa analisar como os jogos pedagógicos contribuem para a aquisição de cálculos nos anos iniciais da alfabetização, com foco em contagem, composição e decomposição de números. A base teórica reúne letramento matemático na infância, aprendizagem mediada por jogos e fundamentos cognitivos da construção do número (reta mental, subtilização, estimativa e memória de trabalho). Fundamentado nos autores Hui (2023), Hilz (2022), entre outros. A metodologia adotada foi uma revisão integrativa de estudos publicados entre 2019 e 2025, com critérios de inclusão voltados a intervenções com crianças em processo de alfabetização que mensuraram desfechos ligados aos cálculos. Os resultados apontam ganhos consistentes em fluência de fatos aditivos, compreensão de vizinhança numérica e cálculo mental quando os jogos apresentam regras claras, progressão de desafios, feedback imediato e mediação  ativa do professor. Os achados indicam que jogos, alinhados a metas micro, (a exemplo de composição do dez ou relações na reta numérica) e a critérios de êxito observáveis. Funcionam como alavancas para consolidar cálculos básicos na alfabetização. Propõe-se um protocolo em três passos: diagnóstico breve, seleção do jogo coerente com a meta e avaliação formativa com rubricas simples, somado a ações de formação docente e pesquisas com delineamentos mais robustos. Percebe-se então que os jogos pedagógicos, quando planejados com intencionalidade e sustentados por uma mediação cuidadosa, tornam a aprendizagem do aluno mais significativa.  Os jogos fortalecem o raciocínio lógico e ajudam os alunos a desenvolverem a autonomia durante o processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Maria Júlia da Silva Reinaldo, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Brasil.

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Brasil.

Aurenia Pereira de França, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Brasil.

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Brasil. francaaurenia@gmail.com

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Reinaldo, M. J. da S., & França, A. P. de. (2025). Jogos Pedagógicos na Aquisição dos Cálculos Matemáticos no Processo de Alfabetização. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(78), 337–350. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4284

Edição

Seção

Artigo de Revisão