Impacto do Estresse e Ansiedade no Desempenho Acadêmico: Uma Análise entre Estudantes dos Cursos de Engenharia do 1ºano da Universidade Óscar Ribas (Uór)
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4254Palavras-chave:
Estresse e Ansiedade, Desempenho académico, Estudante Universitário, Universidade Óscar RibasResumo
A transição para a vida universitária e o progresso dentro dela, estão frequentemente associados a aumentos significativos nos níveis de estresse e ansiedade entre os estudantes.O estresse e a ansiedade são reações comuns ao ambiente académico exigente das universidades que podem afetar negativamente a saúde mental e o desempenho académico dos estudantes. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do estresse e ansiedade no desempenho académico dos estudantes do 1ºano do curso das engenharias da Universidade Óscar Ribas. Busca - se entender como essas condições impactam os estudantes na sua jornada universitária. Os instrumentos de recolha de dados foram a escala de ansiedade de Beck (BAI) e o a escala de estresse percebido (EPS-10). Neste estudo, conclui-se que os estudantes do 1º ano do curso das engenharias de Electromecânica e de Arquitectura e Urbanismo da faixa etária dos 22 aos 26 anos de idade do sexo masculino são os que apresentaram elevados níveis de estresse da fase alerta e de resistência e de ansiedade moderada a grave, que impactam o baixo desempenho académico, devido à pressão académica, preocupações financeiras, espectativas familiares e a menor experiência e familiaridade que estes têm com o ambiente universitário e suas demandas.
Palavras – Chaves: Estresse e Ansiedade, Desempenho académico, Estudante Universitário, Universidade Óscar Ribas
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