Percepção da Imagem Corporal em Escolares: Relação com Estado Nutricional e Consumo Alimentar
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4245Palavras-chave:
Autoimagem, Estado nutricional, Saúde da criançaResumo
O objetivo foi comparar a autopercepção da imagem corporal (IC) com o consumo alimentar e outras variáveis em crianças em idade escolar. Método: Trata-se de uma pesquisa transversal, com amostra aleatória de 77 crianças de 6 a 10 anos de uma escola municipal de Francisco Beltrão, Paraná. Foram analisadas variáveis de consumo alimentar, dados antropométricos e de IC pela escala de silhuetas para crianças. Resultados: Foi observado que houve diferença entre a autopercepção da IC com os valores e classificação de índice de massa corporal (IMC) (p<0,05). A maioria dos escolares realiza café da manhã (80,5%), almoço (100%) e jantar (97,4%), com menor adesão ao lanche da manhã (51,9%). Além disso, 51,9% fazem refeições em frente às telas, principalmente os que subestimam sua imagem corporal (64,3%). No entanto, a percepção da IC não influenciou significativamente os padrões de refeições (p>0,05), a maioria das crianças consome regularmente feijão (87,5%), frutas frescas (80,6%) e verduras (81,0%). Por outro lado, alimentos como hambúrgueres e embutidos (37,7%), bebidas adoçadas (61,0%), macarrão instantâneo, salgadinhos e biscoitos (28,6%), e doces (57,6%) foram menos consumidos. A percepção da IC não apresentou relação significativa com esses padrões alimentares. Conclusão: a autopercepção da IC está relacionada ao estado nutricional, mas não aos padrões de consumo alimentar, indicando que os hábitos alimentares na infância são mais influenciados pelo ambiente familiar e escolar do que pela autoimagem.
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