Mães Atípicas: Desafios da Maternidade

Autores

  • Priscila Cardoso Parente Barbosa Centro Universitário Paraíso - UniFAP – Juazeiro do Norte, CE
  • Orlando Júnior Viana Macêdo Centro Universitário Paraíso - UniFAP – Juazeiro do Norte, CE https://orcid.org/0000-0001-5416-4930
  • Adriana de Alencar Gomes Pinheiro Centro Universitário Paraíso - UniFAP – Juazeiro do Norte, CE https://orcid.org/0000-0003-3273-2372
  • Juliana Linhares Cavalcanti de Alencar Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar do Nordeste – CPHD

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i77.4228

Palavras-chave:

mães atípicas, saúde mental, políticas públicas

Resumo

A presente pesquisa aborda o tema mães atípicas. Partiu-se da seguinte questão problema: quais são os principais desafios enfrentados pelas mães de crianças com necessidades especiais no contexto brasileiro? Objetivou-se identificar os desafios maternos que essas mães atípicas enfrentam na sociedade brasileira contemporânea. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa do tipo revisão sistemática. Para busca dos artigos recorreu-se aos descritores “Mães atípicas”, “Maternidade atípica”, “Autismo” e “necessidades especiais”, associando-os por meio dos operadores booleano AND e OR. A partir da análise qualitativa dos artigos emergiram as categorias: sobrecarga de cuidar, falta de rede de apoio, barreiras no acesso aos serviços de saúde e despreparo das escolas, o que acarreta o desgaste emocional e compromete saúde mental dessas mães. Urge necessidade de melhorias nas políticas públicas para efetivar os direitos das crianças atípicas e, consequentemente, possibilitar um melhor suporte para essas mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Cardoso Parente Barbosa, Centro Universitário Paraíso - UniFAP – Juazeiro do Norte, CE

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Paraíso do Ceará - UniFAP.

Orlando Júnior Viana Macêdo, Centro Universitário Paraíso - UniFAP – Juazeiro do Norte, CE

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela UFPB. Docente do Centro Universitário Paraíso - UniFAP.

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro, Centro Universitário Paraíso - UniFAP – Juazeiro do Norte, CE

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Juliana Linhares Cavalcanti de Alencar, Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar do Nordeste – CPHD

Psicóloga pela universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Especialista em Neuropsicologia Clínica pelo Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar do Nordeste – CPHD.

Referências

ALVES, J. S; GAMEIRO, A. C. P; BIAZI, P. H. G. Estresse, depressão e ansiedade em mães de autistas: Revisão nacional. Rev. psicopedag, v.39, n.120, p.412-424, 2022. DOI: https://doi.org/10.51207/2179-4057.20220031

ARAÚJO, E. C. C; SOARES, M. T. N. Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar. Research, Society and Development, v. 12, n. 9, p. 1-14, 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i9.43240

BRASIL. Lei n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Presidência da República: Brasília, 17 de novembro de 2011.

BRASIL. Lei n.º 7.853 de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e dá outras providências. Presidência da República: Brasília, 24 de outubro de 1989.

BRASIL. Lei n.º 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Presidência da República: Brasília, 13 de julho de 1990.

BRASIL. Lei n.º 8.742 de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Presidência da República: Brasília, 7 de dezembro de 1993.

BRASIL. Lei n.º 8.899 de 29 de junho de 1994. Concede passe livre às pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual. Presidência da República: Brasília, 29 de junho de 1994.

BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República: Brasília, 25 de setembro de 2024.

BRASIL. Lei n.º 12.764/2012 de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Presidência da República: Brasília, 27 de dezembro de 2012.

BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República: Brasília, 6 de julho de 2015.

BRASIL. Lei n.º 13.370/2016 de 12 de dezembro de 2016. Altera o § 3º do art. 98 da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Presidência da República: Brasília, 12 de dezembro de 2016.

BRASIL. Lei n.º 13.997/2020 de 8 de janeiro de 2020. Altera a Lei n.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Lei Berenice Piana), e a Lei n.º 9.265, de 12 de fevereiro de 1996, para instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista 27 (Ciptea), e dá outras providências. Presidência da República: Brasília, 8 de janeiro de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n.º 4, de 2 de outubro de 2009. Ministério da Educação, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

BRASÍLIA. Congresso Nacional. Projeto de Lei n.º 3.124, de 2023. Institui diretrizes, estratégias e ações para o Programa de Atenção e Orientação às Mães Atípicas “Cuidando de Quem Cuida” e institui os Centros Especializados de Proteção Especial às Mães Atípicas e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 27/11/24.

COLOMÉ, C. S, et al. Redes Sociais Significativas Maternas: Significados e Movimentos Diante do Autismo. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 44, p. 1-16, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003261546

CORDEIRO, A. M; et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do colégio brasileiro de cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012

DONADELI, L. M; MANEIRA, R. R. Mães atípicas: entre desamparos e organizações defensivas, a busca por um lugar. Rabisco Revista de Psicanálise, v. 1, n. 0, p. 39-49, 2011.

GOMES, R. J. C. O trabalho do Serviço Social junto à mães solo e atípicas: desafios e estratégias das mães de filhos/as com deficiências atendidas pelo CRAS União em Parintins. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023.

GUTIERREZ, D. M. D; ROCHA; K. L. S; SANTOS, L. S. Vivências atípicas: experiências de mães de crianças com autismo (Brasil). Revista Educação e Humanidades, v. 5, n. 1, p. 138-157, 2024.

LEMOS, E. L. M. D; NUNES, L. L; SALOMÃO, N. M. R. Grupo Focal com Mães de Adolescentes com Autismo à Luz do Modelo Bioecológico. Pensando Famílias, v. 25, n. 2, p. 143-158, 2021.

LUCENA, L. C; OLIVEIRA, I. C. G. O transtorno de espectro autista e as experiências narrativas de mulheres no Instagram. Interface (Botucatu), v. 27, p. 1-17, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.220305

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia cientifica 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MELO, M. C; et al. A bioecologia do autismo: uma análise dos relatos sobre as questões sociais que atravessam o desenvolvimento. Educação em Revista, v. 39, p. 1-23, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469839887

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 407 p

PASTORELLI, S. O. S; VIANA, C. T. S; BENICASA, M. G. Maternidade atípica: caracterização do sofrimento e seus enfrentamentos. Revista Acadêmica Online, v. 10, n. 50, p. 1-21, 2024. DOI: https://doi.org/10.36238/2359-5787.2024.v10n50.6

PIOVESAN, J; SCORTEGAGNA, A. S; MARCHI, B. A. Qualidade de vida e sintomatologia depressiva em mães de indivíduos com autismo. Psico-USF, v. 20, n. 3, p. 505-515, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712015200312

SMEHA, L. N; CEZAR, P. K. A vivência da maternidade de mães de crianças com autismo. Psicologia Em Estudo, v. 16, n. 1, p. 43–50, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722011000100006

UCHOA, B. K. P; et al. “Esse menino não come” – Narrativas de mães sobre seletividade alimentar e autismo. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 32, p. 1-19, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoao396738482

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

Barbosa, P. C. P., Macêdo, O. J. V., Pinheiro, A. de A. G., & Alencar, J. L. C. de. (2025). Mães Atípicas: Desafios da Maternidade. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(77), 98–111. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i77.4228

Edição

Seção

Artigos