O Brincar e o Desenvolvimento Psicomotor: Um Estudo Bibliográfico sobre o Ensinar Brincando

Autores

  • Mirele Leila da Silva Barbosa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC.
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4093

Palavras-chave:

Brincadeiras, Desenvolvimento Psicomotor, Leitura, Ensinar

Resumo

O presente estudo, discute a importância dos jogos e brincadeiras, como ferramentas onde as crianças aprendem se divertindo no processo de ensino aprendizagem. Objetiva promover o desenvolvimento da leitura e escrita mediante brincadeiras, além da realização de jogos a fim de, despertar o interesse no processo de ensino aprendizagem. O ponto de partida para embasar o presente artigo discorre da intensificação de atividades lúdicas no ensino e suas contribuições, abrindo lacunas para o desenvolvimento do hábito de ler e escrever. As bases teóricas apresentam embasamento desde a importância do brincar na aprendizagem de conteúdo, o desenvolvimento da leitura através do brincar e a competência dos jogos através da leitura e escrita.  Decorrente de uma problemática bastante alarmante, presente no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, transferindo a criança para uma realidade de leitura e escrita. Onde os jogos eram vistos como sinônimo de bagunça e desordem na sala de aula. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa, apresenta caráter qualitativo, de seguimento bibliográfico decorrente de orientações acadêmicas e estudos acerca do tema.  Os resultados apontam que a arte de ensinar brincando é uma ação que poucos educadores e mediadores do conhecimento conseguem realizar, visto que o brincar faz parte da natureza da criança. Afirma-se com o estudo que, quando o brincar se volta para a sala de aula, o aluno consegue desenvolver-se e aprender mais sobre si mesmo, seu corpo e suas funções motoras e também sobre o ambiente que o rodeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirele Leila da Silva Barbosa, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC.

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC.

Maricélia Félix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC.

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC.

Referências

BELO, Aparecida Alves Leite; NUNES,Cícera Alves. A Influência Positiva da Brincadeira na Educação Infantil. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53,p. 280-292. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2871

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2018. Disponível em: https// portalmec.gov.br/ acesso em 03/09/2024.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 1-71. (Vol. 2). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf>. Acesso em 05/09/2024.

DENZIN, N. K e LINCOLN, Y. L. Introdução a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa; In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. ( Orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. Ed. Porto Alegre: Artemed, 2006. P 15-41.

FONSECA, V. Psicomotricidade: Perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GALLAHUE, D., & OZMUN, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo: Phorte, 2005.

LE BOULCH, J. A Educação Psicomotora na Escola Primária. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MEDRADO, Ana Claudia de Souza Menezes; Texeira,Verônica Rejane Lima;. A Relevância dos Jogos eBrincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53, p. 260-270. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2869

MONTESSORI, Maria. Os conflitos durante o desenvolvimento, In: MONTESSORI, Maria. A criança. São Paulo: Círculo do livro. cap. 10, p. 84-88. MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: pedagogia científica. Tradução Pe. Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas: Kírion, 2017. 347 p.

PIAGET, J. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand, 1971.

SANTOS, F. C. R. A ludicidade na alfabetização: perspectivas e possibilidades de novas aprendizagens. Trabalho de Conclusão de Curso, UTFPR, Medianeira/PR, 2014. Disponível <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5382/1/MD_EDUMTE _VII_2014_45.pdf.>. Acesso em: 01 abril 2024.

SANTOS, Thayná da Silva; MENEZES, Aurelania Maria de Carvalho. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem eno Desenvolvimento Infantil. Id on Line Rev.Psic.,Dezembro/2021, vol.15, n.58, p. 660-668, ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3353

SMITH, P. K., e PELLEGRINI, A. The Nature of Play: Great Apes and Humans. New York: Guilford Press, 2013.

SOARES, Jiane Martins. A Importância do lúdico na Alfabetização Infantil. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-ludico-na-construção-da-aprendizagem Acesso em 04/09/2024.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY. Apud FANTACHOLI. Fabiane das Neves. A importância do brincar na Educação Infantil. CESUMAR, Maringá- Paraná. 2009. Disponível em: https://www.brasil escola.com- Acesso em 14 de Outubro de 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Comment