Evidências empíricas da prática de Dumping no comércio internacional entre Brasil x China e Brasil x EUA
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.409Palavras-chave:
Dumping, Brasil, Relações comerciais, ordem econômicaResumo
Atualmente as guerras cambiais e comerciais, tem se tornando palco de grandes e recorrentes discussões, é a partir disso que percebe-se uma busca desenfreada no sentindo de diminuir os possíveis impactos recorrentes a desvalorização da moeda para indústrias brasileiras. Por isso, o presente estudo busca entender como se dar o processo de casos de dumping em relações comerciais brasileiras e as medidas tomadas antidumping praticadas em território nacional, levando-se em consideração as relações brasileiras entre os Estados Unidos e China. Para obtenção dessas respostas, considera-se um levantamento de dados sobre casos de dumping que evidenciem relações bilaterais. Percebeu-se a presença de conflitos entre as nações estudadas, entretanto com variações de um país para outro, no entanto as respostas encontradas indicam que existem a presença de evidencias empíricas desse instrumento teórico.
Downloads
Referências
ARAUJO Jr., J.T., MACARIO, C., STEINFATT, K. Antidumping in the Americas. Journal of World Trade, v.35, n.4, p. 555-574, 2001.
BARBOSA, A. F.; MENDES, R. C.. As relações econômicas entre Brasil e China: uma prceria difícil. FES Briefing Paper, jan. 2006.
CASTILHO, M. R. O impacto das medidas antidumping aplicadas pelos EUA sobre as exportações brasileiras. In: XXXIV Encontro Nacional de Economia, 2006, Salvador – BA. Anais.
HIDALGO, A. B., Notas de Aula de economia internacional (disciplina economia internacional), PIMES-UFPE, Recife, 2013.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC. Medidas Aplicadas em Vigor. Disponível em: < http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=234>. Acesso em: 25 de maio 2013.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC. Relatório do DECOM. Nº 11/2009. Disponível em: < http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1275422571.PDF>. Acesso em: 25 de maior 2013.
OLIVEIRA, G. A. S. Determinantes domésticos do antidumping no Brasil – proteção, concorrência e desempenho econômico: uma análise com variável binária e dados em painel. In: XL Encontro Nacional de Economia, 2012, Porto de Galinhas – PE. Anais.
PIRES, M.C.;SOUZA, L.E.S. Brasil e China na Globalização. Série Economia de Bolso, São Paulo, LCTE Editora, 2008.
VASCONCELOS, C. R. F.; FIRME, V. A. Efetividade do Instrumento Antidumping no Brasil entre 1990 e 2007. Economia 12 (2011): 165-184.
VASCONCELOS, C. R. F.; VASCONCELOS, S. P. Medidas "antidumping" e resultados colusivos: o caso do PEBDL na economia brasileira. Nova econ. [online]. 2005, vol.15, n.3, pp. 117-141. ISSN 0103-6351.
VILLELA, Eduardo V. M. As relações comerciais entre Brasil e China e as possibilidades de crescimento e diversificação das exportações de produtos brasileiros ao mercado consumidor chinês. Disponível em <http://www.pucsp.br/geap/artigos/art4.PDF>, em 26 de maio de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.