Aprendizagem com a utilização de Simuladores Cirúrgicos e Virtuais no Ensino da Saúde: Uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4080

Palavras-chave:

Simulação na Saúde, Simuladores Cirúrgicos, Realidade Virtual, Método de Ensino

Resumo

A simulação na educação em saúde oferece uma abordagem interdisciplinar para preparar alunos para ambientes médicos. A simulação proporciona uma imersão eficaz em cenários clínicos e aprimora competências antes do contato com pacientes reais. O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância da utilização de métodos de simulação em saúde, para os alunos que buscam a aprendizagem e melhorias nas técnicas utilizadas em suas futuras áreas de atuação. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura,  realizada através de buscas nas bases de dados Sciencedirect, Scopus, Web of science e Google Acadêmico. Como critérios de inclusão foram considerados os trabalhos publicados nos últimos 03 anos nos idiomas inglês e português, o uso de simulador cirúrgico na pratica de ensino da saúde e trabalhos que avaliaram o desempenho dos alunos que utilizaram os simuladores. A simulação médica e as tecnologias inovadoras estão sendo amplamente adotadas na formação médica e cirúrgica. O uso de videogames, simuladores laparoscópicos, realidade virtual e estendida, modelos 3D e impressões 3D são ferramentas eficazes para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos alunos, proporcionando experiências em ambientes otimizados pela tecnologia. A telessimulação facilita a educação em saúde de forma remota, promovendo interação e desenvolvimento profissional. A simulação no ensino da saúde é um método de ensino ativo e inovador, que apresenta modelos eficientes de treinamentos físicos ou virtuais que agregam de forma significativa na aprendizagem dos alunos e preparam profissionais da saúde para lidar com desafios da vida real de forma mais segura e eficaz.

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Biografia do Autor

Mikaely Medeiros de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

Mestranda em Ciência e Saúde Animal, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

Lucas Lucena Medeiros da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

Mestrando em Ciência e Saúde Animal, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

Fernanda Augusta de Andrade Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

Mestranda em Ciência e Saúde Animal, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

Ana Karoliny de Valença Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

Mestranda em Ciência e Saúde Animal, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

Nara Maria Holanda de Medeiros, Centro Universitário de Patos, Patos, Paraíba.

Docente do Centro Universitário de Patos, Patos, Paraíba.

Elzenir Pereira de Oliveira Almeida, Universidade Federal de Campina Grande-Patos –Paraíba.

Docente adjunta da Universidade Federal de Campina Grande-Patos –Paraíba /Centro Universitário de Patos.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão