A Docência no Ensino Religioso: Contribuições das Práticas Pedagógicas Laicas para a Formação
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4060Palavras-chave:
Ensino religioso, Práticas pedagógicas laicas, Formação do educadorResumo
O Ensino Religioso, principalmente no que se refere a exclusão da prática do proselitismo nos contextos escolares. Ressalta-se que essa questão é de suma importância, para que se possa refletir sobre a concepção de Ensino Religioso presente na legislação educacional brasileira, a qual encontra-se pautada nos pressupostos do campo de conhecimento da ciência da religião, que por sua vez defende que exista uma educação religiosa autêntica a partir de uma visão pluralista e contemporânea que contemple os valores teóricos, sociais, políticos e pedagógicos do estudo da religião para a formação do cidadão. Portanto, para isso é fundamental analisar o papel e o lugar do Ensino Religioso no cenário da educação brasileira considerando a sua configuração histórica, social e cultural, buscando demarcar especificamente em que lugar essa disciplina encontra sua legitimidade e sua finalidade educativa, a qual deve estar pautada na laicidade e no respeito à diversidade religiosa. Neste contexto, destaca- se a importância da escola como instituição social que deve promover o reconhecimento da pluralidade religiosa em todos os espaços culturais.
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