A Docência no Ensino Religioso: Contribuições das Práticas Pedagógicas Laicas para a Formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4060

Palavras-chave:

Ensino religioso, Práticas pedagógicas laicas, Formação do educador

Resumo

O Ensino Religioso, principalmente no que se refere a exclusão da prática do proselitismo nos contextos escolares. Ressalta-se que essa questão é de suma importância, para que se possa refletir sobre a concepção de Ensino Religioso presente na legislação educacional brasileira, a qual encontra-se pautada nos pressupostos do campo de conhecimento da ciência da religião, que por sua vez defende que exista uma educação religiosa autêntica a partir de uma visão pluralista e contemporânea que contemple os valores teóricos, sociais, políticos e pedagógicos do estudo da religião para a formação do cidadão. Portanto, para isso é fundamental analisar o papel e o lugar do Ensino Religioso no cenário da educação brasileira considerando a sua configuração histórica, social e cultural, buscando demarcar especificamente em que lugar essa disciplina encontra sua legitimidade e sua finalidade educativa, a qual deve estar pautada na laicidade e no respeito à diversidade religiosa. Neste contexto, destaca- se a importância da escola como instituição social que deve promover o reconhecimento da pluralidade religiosa em todos os espaços culturais.

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Biografia do Autor

Reinaldo da Costa Sacramento, Instituto Federal do Amapá

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade ATUAL e Especialista em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação pela UNIFUTURO. Mestre em Linguagem, Comunicação e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Amapá.

Teresinha Silva de Araújo, Centro de Ensino Superior do Amapá

Graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá. Chefe do Núcleo de Correição Administrativa Disciplina - Corregedoria Geral do Estado do Amapá.

 

Tiago Teixeira da Silva

Bacharel em Sistemas de Informação. Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos