Diagnóstico e singularidades da criança com Síndrome de Coffin-Siris: um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Deficiência, Síndrome de Coffin-Síris, Psicopedagogia, Linguagem, Teoria Histórico-Cultural, Aprendizagem

Resumo

Percebemos a escassez de informações sobre a síndrome de Coffin-Siris durante o acompanhamento pedagógico de uma criança de 3 anos com esta condição. Na literatura biomédica, o diagnóstico é descrito como um conjunto de características de hipoplasia ou aplasia, dismorfismos faciais, interrupções intelectuais etc. Por meio da compreensão histórico-cultural do desenvolvimento de pessoas com deficiência, e com base no Método Dias-Presotti, organizamos recursos e estratégias para o processo de ensino. Apresentamos nosso relato de experiência de intervenção psicopedagógica ocorrido por 5 meses, e os decorrentes indícios dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento da linguagem da criança. Com este trabalho pretendemos contribuir com a ampliação dos diálogos acerca desta condição.

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Biografia do Autor

Ana Paula de Oliveira Machado do Nascimento , Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Especialista em Neuroeducação pela UniLeya e em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduada em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF). Atua com o acompanhamento educacional clínico de crianças com TEA, transtornos e síndromes raras.

Maria de Lourdes Dias Rodrigues, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestre em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Educação Especial-TID pelo Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste (UNIESCO) e em Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Acadêmica em Psicologia pela Faculdade Cerrado. Professora aposentada da Secretária de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atua com o acompanhamento educacional de crianças, adolescentes e adultos com deficiência, autismo e transtornos.

Joanna de Paoli, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UnB. Especialista em Psicomotricidade Clínica e Escolar (IEPSE) e Especialista em Educação Inclusiva, Neuroeducação e Psicopedagogia (UNINASSAU). Licenciada em Química (UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa "Ciência, Tecnologia em Contexto (CiTeCo/CNPq)" na Linha de Pesquisa "A Educação Científica como ferramenta de transformação social", do Grupo de Estudos, Pesquisa e Formação Continuada para Modalidades da Educação Básica (GEPGEMEB) e do "Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural". Atualmente, formadora-pesquisadora na Escola de Formação Continuada (EAPE-SEDF) com foco nos temas de autismo, inclusão e educação especial.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Relato de Experiência