Centro Socioeducativo Padre Cícero: O Adolescente Privado de Liberdade e sua Relação com a Escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4036Palavras-chave:
Adolescente, educação escolar, conflito com a lei, privação de liberdadeResumo
O presente artigo analisa a relação com a escola dos adolescentes privados de liberdade no Centro Socioeducativo Padre Cícero, no município de Juazeiro do Norte – Ceará, na perspectiva da Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, procurando entender como esses jovens vivenciam o processo educacional em um contexto marcado por restrições e vulnerabilidades. O artigo objetiva analisar como os adolescentes se relacionam com a escola e que sentidos atribuem à mesma. Inicialmente faremos uma abordagem sobre o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, lei 12.594 de 18 de janeiro de 2012), em seguida delineamos um perfil socioeconômico, familiar e escolar dos internos. No ponto seguinte, analisaremos os sentidos/significados que esses adolescentes atribuem à escola. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como recursos teórico-metodológicos a pesquisa documental com a análise da legislação nacional e estadual sobre o tema. No âmbito da pesquisa qualitativa utilizou-se para a coleta de dados, a aplicação dos instrumentos balanços do saber e entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal da coleta de dados foi realizado no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023. A análise possibilitou que as pesquisadoras concluíssem que, apesar de todas as situações de vulnerabilidade, os adolescentes, na sua maioria, atribuem à escola o meio fundamental para alteração positiva do contexto em que vivem. Entretanto, percebeu-se também que alguns não vislumbram essa mudança somente através, evidenciando a necessidade/utilidade da aprendizagem escolar para a consecução de um trabalho/emprego.
Downloads
Referências
ALVES, V. A escola sob medida socioeducativa em meio aberto. Ver. Bras. Adolescência e Conflitualidade, 2010 (3): 23-35.
ATLAS BRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil – 2010. Disponível em: < http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/nova-olinda_ce> Acesso em: 10 jan.2016.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Tradução: Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOCCA, M. C. Ato Infracional na adolescência: um fenômeno contemporâneo. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 13, n. 2, p. 169-179, maio/ago. 2009.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Brasília, DF, 1990.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social de Combate à Fome. Adolescências, juventudes e Socioeducativo: concepções e fundamentos. Brasília (DF): reimpressão, 2009.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Levantamento anual SINASE 2016. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018.
CHARLOT, Bernard. A Relação com o Saber nos meios populares: uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Portugal, CIIE/Livpsic, 2009.
CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber às práticas educativas. 1. ed.– São Paulo: Cortez, 2013 (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos)
CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, Artmed, 2000.
CHARLOT, Bernard. Relação com o Saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre, Artmed, 2005.
IBGE – Síntese de Indicadores Sociais. Uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro, 2015.
GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. Ação Afirmativa e Princípio Constitucional da Igualdade: o direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
MEDEIROS, F. C., & PAIVA, I. L. de. (2015). A convivência familiar no processo socioeducativo de adolescentes em privação de liberdade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 15(2),568-586. Disponível em> https://bit.ly/3bxdrkt Acesso em: 12 jan.2023 DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2015.17659
PAULA, Paulo Afonso Garrido de. Educação, Direito e Cidadania. In: ABMP. Cadernos de Direito da Criança e do Adolescente. v. 1. São Paulo: Malheiros. 2004.
SAVIANI, Dermeval. O Lunar de Sapé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2014 (Coleção educação contemporânea).
VOLPI, Mário. Sem liberdade, sem direitos: a privação de liberdade na percepção do adolescente. São Paulo: Cortez, 2002.
ZANELLA, Maria Nilvane. Adolescente autor de ato infracional e escola: uma relação possível? Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, 2010 (3): 4-22.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de Alencar, Crislane Barbosa Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.