Administração Pública dos Serviços de Saneamento Básico: Uma análise da aplicabilidade da Gestão Estratégica com o uso do Balanced Scorecard – BSC NA Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v9i25.319Palavras-chave:
Balanced Scorecard, Gestão Estratégica, Saneamento BásicoResumo
O presente estudo teve como objetivo principal analisar a aplicabilidade da gestão estratégica alinhada pelo Balanced Scorecard – BSC e, para o alcance deste foram estipulados objetivos específicos que consistiram em identificar a importância da gestão pública dos serviços de saneamento, diagnosticar qual tipo de administração pública predomina na organização em estudo e verificar a contribuição da metodologia Balanced Scorecard – BSC para a gestão estratégica. Utilizou-se como fonte de pesquisa a bibliográfica, sendo esta (pesquisa) do tipo exploratória. A investigação foi conduzida por meio de questionários aplicados a gestores da EMBASA na Unidade Regional de Paulo Afonso – UNP e através da apreciação de documentos oficiais da empresa. A análise desta deu-se através do método qualitativo. E, os resultados obtidos identificaram a superação da administração pública burocrática pela gerencial no ambiente organizacional, tornando-o propício para atuar segundo os princípios da gestão estratégica. Constatou-se que a metodologia de gestão Balanced Scorecard contribui significativamente para a eficiência da gestão pública dos serviços de saneamento básico promovidos pela empresa em estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.







