Desempenho Funcional de Crianças e Adolescentes com Transtornos Mentais / Functional Performance of Children and Adolescents with Mental Disorders

Autores

  • Manuela Carla de Souza Lima Daltro Centro Universitário de Patos (UNIFIP).
  • Karla Érika Souza de Azevedo Lucena Centro Universitário de Patos (UNIFIP).
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP)
  • Bruna Alencar Castro Centro Universitário de Patos (UNIFIP)
  • Larissa de Araújo Batista Suárez Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP).
  • André Luiz Dantas Bezerra Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP)
  • Miguel Aguila Toledo Centro Universitário de Patos (UNIFIP).
  • Roberto Alexandre Franken Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3113

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Distúrbios funcionais, Transtornos mentais.

Resumo

Resumo: Sabendo-se dos acometimentos causados pelos transtornos mentais nas crianças, nota-se a importância de diagnosticar e intervir previamente. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho funcional de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Tratou-se de uma pesquisa de campo descritiva, exploratória com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 24 crianças e adolescentes usuárias do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Juvenil da cidade de Patos, Paraíba. Os dados coletados foram obtidos através de um questionário social e demográfico e pela Medida de Independência Funcional. No mais, foram analisados e tabulados no Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados demonstram que o sexo masculino é predominante em crianças e adolescentes com transtornos mentais, sendo o transtorno do espectro autista (TEA) o diagnóstico mais prevalente. Além disso, a maior parte dessas crianças e adolescentes apresentou baixo desempenho funcional, com dificuldades para realizar de forma independente as atividades de vida diárias, como vestir-se, tomar banho, se alimentar e realizar as necessidades fisiológicas. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam ajudar a encontrar melhores recursos para o tratamento dessas crianças e adolescentes, e também formas de realizar intervenções precoces, fazendo com que, na maioria dos casos, o tratamento seja mais efetivo, e a criança/adolescente tenha uma menor dependência dos pais/cuidadores.

 


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Biografia do Autor

Manuela Carla de Souza Lima Daltro, Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

[1] Doutorado em Ciências da Saúde e Docente no Centro Universitário de Patos (UNIFIP). manueladaltro@fiponline.edu.br;

Karla Érika Souza de Azevedo Lucena, Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

[2] Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP).. karlaerika.ob@gmail.com;

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

[3] Doutorado e Pós-doutorado em Promoção de Saúde. Docente no Centro Universitário de Patos (UNIFIP). milenanunes@fiponline.edu.br;

Bruna Alencar Castro, Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

[4] Residente em Medicina de Família e Comunidade pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP). alencar_@hotmail.com;

Larissa de Araújo Batista Suárez, Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP).

André Luiz Dantas Bezerra, Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP)

[6] Mestrado em Sistemas Agroindustriais, Residente em Atenção Primária à Saúde pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Docente na Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). dr.andrelbd@gmail.com;

Miguel Aguila Toledo, Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

[7] Mestrado em Infectologia e Coordenador Pedagógico do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP).miguelatoledo@gmail.com;

Roberto Alexandre Franken, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

[8] Doutorado em Medicina. Professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). frankenr@terra.com.br.


 

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

Daltro, M. C. de S. L., Lucena, K. Érika S. de A., Sousa, M. N. A. de, Castro, B. A., Suárez, L. de A. B., Bezerra, A. L. D., Toledo, M. A., & Franken, R. A. (2021). Desempenho Funcional de Crianças e Adolescentes com Transtornos Mentais / Functional Performance of Children and Adolescents with Mental Disorders. ID on Line. Revista De Psicologia, 15(55), 780–791. https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3113

Edição

Seção

Artigo de Revisão