Mestrado Profissional em Gestão Pública Turma 2: Percepções das dificuldades e dos benefícios associados / Professional Master in Public Management Class 2: Perceptions of difficulties and associated benefits

Autores

  • Lilian Cavalcante Feitosa Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Kátia Daniele Dutra Brito Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Sabrina Suerli Lucena Melo Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • João Luiz I Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Francisca Cristiane Gomes de Souza Universidade Federal do Cariri
  • Jeamy Kelly Alves Lopes Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri https://orcid.org/0000-0001-5373-2326

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3063

Resumo

 Resumo: Os mestrados profissionais são uma das modalidades recentes em pós-graduações stricto sensu no Brasil. Visam uma melhoria nos serviços oferecidos pelos profissionais que já atuam no mercado de trabalho. É uma espécie de treinamento em serviço, oportunizando aqueles que trabalham, uma capacitação. O objetivo é uma melhoria na performance do profissional. Ainda são poucas as iniciativas de se avaliar os benefícios associados as dificuldades percebidas pelos alunos, sejam iniciantes ou egressos. O objetivo do presente estudo é mapear as expectativas e percepções dos discentes do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Turma Fora de Sede/ Universidade Federal do Cariri, considerando as melhorias como retorno à instituição beneficiada. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quali-quantitativo, realizado com 16 alunos recém ingressos no curso, todos servidores públicos em Universidade Federal do Cariri. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado para o propósito do estudo. Os resultados demostraram que os alunos possuem idades entre 26 a 56 anos (média 34,5. Dp= 8,017), sendo a maioria do sexo feminino (62,5%), assistentes de administração (63,0%), com tempo médio de atuação na UFCA de 5 anos e 8 meses.  Dos servidores, 15 possuem função gratificada (93,8%) e 13 (81,3%) já concluíram algum curso de Especialização. Ainda, 11 (68,8%) prestaram a seleção de mestrado pela primeira vez. Sobre se tiveram incentivo da chefia imediata, 14 (87,5%) afirmaram que sim. Foram apresentados 9 projetos de dissertação (56,3%) e 7 de Intervenção (43,8%). Os temas foram distribuídos em duas categorias: Categoria 1 – Proposta de Melhoria de Processo de Trabalho (31,2%)  e Categoria 2 – Levantamento de Situação (68,8%). Quanto a percepção relativa a palavra Mestrado,  três categorias foram associadas as falas dos sujeitos da pesquisa: Categoria 1 – Aprendizado. foram organizadas 19 palavras (52,8%); Categoria 2 – Avançar, total de 12 palavras (33,3%) e Categoria 3 – Autoestima. 5 palavras (13,9%). As percepções em relação a palavra Gestão pública três categorias sobressaíram-se: Categoria 1 – Gestão. (40,5%); Categoria 2 – Crescimento. (31,0%) e Categoria 3 – Fazer o correto. (28,5%). As percepções sobre as expectativas em relação ao curso foram: 1 – Aprimorar o conhecimento (45,5%) e 2 - Melhorar a prática profissional (54,5%). Já as percepções associadas às possíveis dificuldades  que  o  recém  ingresso  acredita  que  irá  enfrentar  no  decorrer  do  curso  de  Mestrado Profissional em Gestão Pública - MPGP,  todos  responderam  que  “conciliar o tempo”  com  o trabalho e a família é o mais desafiante. Sobre as percepções associadas aos benefícios do Mestrado,  duas categorias sobressaíram-se: 1 – Melhoria dos serviços prestados (53,8%) e, 2 Qualificação dos servidores (46,2%). Os resultados deste estudo devem ser considerados apenas para o contexto observado, não devendo ser generalizados para outras IES, embora sejam uma contribuição que deve servir de referência para outros trabalhos do gênero.

 

Palavras-chave: Mestrado profissional; Desenvolvimento pessoal; Capacitação.

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Biografia do Autor

Lilian Cavalcante Feitosa, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

1 Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri e Pós-graduação no MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná. Servidora pública federal da Universidade Federal do Cariri. Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. E-mail: lilian.cavancante@ufca.edu.br;

Kátia Daniele Dutra Brito, Universidade Federal do Cariri – UFCA

2 Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. Servidora pública da Universidade Federal do Cariri – UFCA. katia.brito@ufca.edu.br;

Sabrina Suerli Lucena Melo, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

3    Graduação     em     Psicologia     pela     Faculdade     de     Ciências     Aplicadas     Dr.      Leão      Sampaio      FALS. Pós Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica Faculdade Juazeiro do Norte – FJN. E-mail: sabrina.melo@ufca.edu.br;

João Luiz I, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

4 Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. Pós-graduação em Finanças e  Controladoria pela Unopar. E-mail: Joaoluiz_1990@hotmail.com;

Francisca Cristiane Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri

5 Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri. Gerente da Divisão de Gestão de Desempenho da Universidade Federal do Cariri. E-mail: cristiane.souza@ufca.edu.br;


Jeamy Kelly Alves Lopes, Universidade Federal do Cariri – UFCA

6 Graduação em Administração de Empresas na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialização em Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. Servidora Pública da Universidade Federal do Cariri – UFCA. E-mail: kelly.lopes@ufca.edu.br;


Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

7 Doutorado em Psicologia social pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal do Cariri. UFCA. E-mail: gislene.farias@ufca.edu.br.




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Publicado

2021-05-31

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Artigos