Instrumento de Avaliação da ansiedade acadêmica no Ensino Superior em Biologia / Academic Anxiety Assessment Instrument in Higher Education in Biology
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3051Palavras-chave:
Ansiedade, Ensino Superior, PsicometriaResumo
Este é um estudo transversal observacional que objetiva a construção de um questionário para a identificação de indivíduos com ansiedade relacionada à graduação em Ciências Biológicas no contexto brasileiro. Formou-se um grupo focal para levantar as principais situações ansiosas vivenciadas no curso, o que forneceu informações para a construção de um questionário inicial, o qual foi avaliado por juízes professores e alunos do curso acerca de sua clareza e objetividade. Selecionamos 73 itens julgados melhores para o questionário aplicado a um grupo de 325 alunos. A Análise dos Componentes Principais encontrou 4 componentes que explicam a ansiedade no curso, restando 37 itens significantes: (1) 18 itens relacionados às avaliações, (2) 10 itens aos conteúdos específicos do curso, (3) 5 itens ao professor, (4) e 4 itens aos conteúdos matemáticos. A multiplicidade de componentes era esperada devido à complexidade associada à ansiedade.
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