TDAH – Déficit de Atenção no Contexto Escolar / ADHD - Attention Deficit in the School Context

Autores

  • Joselaine da Silva Gonçalves de Araújo Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Verônica Rejane Lima Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2918

Palavras-chave:

DAH, Hiperatividade, Educação, Escola, Professor, Alunos, Direitos.

Resumo

Resumo: O presente texto procura identificar desafios teóricos e metodológicos através do tema TDAH- Déficit de Atenção e Hiperatividade (no contexto escolar) esclarecendo e abordando tópicos de alta relevância, o professor é uma das peças fundamento no desenvolvimento da criança, onde ele se torna um pesquisador buscando sempre entender e compreender sobre o melhor para seu aluno, o TDAH apresenta-se como um diagnóstico privilegiado, que justifica o nomeia os problemas atuais da escola, como os fracasso escolar, o desvio de comportamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselaine da Silva Gonçalves de Araújo, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Verônica Rejane Lima Teixeira

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Referências

ABDA- Associação brasileira de déficit de atenção. Disponivel em: http//www.thah.org.br.

ANDRÉ, Marli E.D.A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São paulo: Ed Pedagógica e Universitária, 1986.

BARKLEY, MURPHY. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CYPEL, Saul. A criança com déficit de atenção| hiperatividade. 2. ed. São Paulo: Lemos 2003. DUPAUL,George J;

DUPAUL,George J.;STONER, Gary. TDAH nas escolas: Estratégias de avaliação e Intervenção. 1. ed. São Paulo: M.Books do Brasil Editora LtDa, 2007.

FEBRIS,Glaci Apolinário. Transtorno de déficit de atenção hiperatividade|impulsividade. [S.L]:Do autor, 2003.

LOPES, E.S.; OLIVEIRA, G.F. Por uma Pedagogia Inclusiva. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Janeiro de 2017, vol.10, n.33, Supl 2. p. 294-303. ISSN: 1981-1179.

PIMENTA, Selma Garrido GHEDIN, Rvandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e critica de um conceito.3.ed. São Paulo: Cortz, 2005.

SAMPAIO, Caroline M..; OLIVEIRA, Gislene F. O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Julho de 2017, vol.11, n.36, p.343-362. ISSN: 1981-1179.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade empulsividade.4. ed. São Paulo: Globo, 2014.

TOPCZEWSKI, Abram. Hiperatividade: como lida?. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

TREVINOS, Algusto Nilbado Silva. Introdução á pesquisa em ciências a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Ed.Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Comment