A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2859Palavras-chave:
inteligência emocional, Aprendizagem, Emoção, Cognição, Educação infantilResumo
Resumo: O artigo visa demonstrar a relevância da inteligência emocional na aprendizagem e fazer algumas considerações acerca da inteligência e das emoções, como uma possibilidade de melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem ressaltando sempre que a escola atual não se deve pautar somente no desenvolvimento intelectual, e sim, igualmente envolver-se no seu desenvolvimento emocional como forma de otimização e educação das emoções. O objetivo deste artigo é fazer algumas colocações acerca da inteligência e das emoções, como um dos métodos de melhoria na qualidade do desenvolvimento da aprendizagem na criança na educação infantil. Relata-se sobre o que é “Inteligência Emocional”, qual sua conexão com as emoções – qual a importância disso tudo no seio familiar, na escola e como o professor pode contribuir nesse processo. Como pode ser feito esse letramento emocional; quais serão os possíveis resultados na prática; que pontos desafiadores teremos para a construção da inteligência emocional e isso pode acarretar na vida das crianças, e como se tornarão na fase adulta tendo esse equilíbrio emocional aliado com cognição. As principais características e fundamentações estão baseadas nos autores Goleman e Gadner que basearam a realização deste estudo.
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