Educação e Tecnologia em Tempos de Pandemia de Covid-19 (Sars-Cov-2): Uma Revisão da Literatura na Scientific Electronic Library Online / Education and Technology in Pandemic Times of Covid-19 (Sars-Cov-2): A Literature Review in Scientific Electronic Online Library
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2782Palavras-chave:
Educação. COVID-19. Tecnologias. Brasil.Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura na base de dados SciELO sobre educação e tecnologia em tempos de pandemia por COVID-19. Especificamente, busca-se apresentar um panorama das publicações analisadas e tecer breves reflexões a partir da sociologia da educação sobre os novos processos e modelos de educação surgidos no decorrer da pandemia. Metodologicamente, o estudo possui abordagem qualitativa, de nível exploratório, de tipo revisão da literatura. O estudo vai de encontro com as diversas publicações sobre a educação em tempos de pandemia realizadas no ano de 2020; ano marcado pela pandemia por COVID-19, que transformou o cenário educacional mundial e brasileiro. Assim, a observação das publicações a partir de revisões da literatura justifica-se frente ao amplo debate gerado no âmbito acadêmico (seminários, congressos, dossiês e artigos publicados em periódicos) e social, sobre o tema Educação e Tecnologia em tempos de pandemia.
Downloads
Referências
AURELIANO, E. V. L. et al.. As ferramentas tecnológicas nos métodos de ensino-aprendizagem: uma revisão de literatura. Educationis, v. 8, n. 2, 2020.
BAZHUNI, R. F.; SILVA, L. R. AÇÕES DE DOCÊNCIA NA PANDEMIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, Edição Especial, 2020.
CARVALHO, C. B. et al. Remote Education and Specific Needs: the role of schools and families. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, Oct. 2020.
CARVALHO, W. L. P.; ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M. Educação para o Entendimento da População sobre Ciência e a Responsabilidade Científica: Reflexões em Meio a uma Pandemia. Ciênc. educ. (Bauru), v. 26, 2020.
CHIESA, D. A Pandemia pela Covid-19 e a Publicação em Educação Médica. Rev. bras. educ. med., v. 44, n. 4, e. 165, 2020.
CLEMENTE, A. O.; ANGELUCI, A. C. B. A CONTRIBUIÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ENSINO, DIANTE DA PANDEMIA. Educere et Educare, v. 15, n. 36, Edição Especial, 2020.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. How to write a systematic review article. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Manual of Scientific Production. Porto Alegre: Penso, 2014.
FLICK, U. Qualitative research design. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed, Porto Alegre: Penso, 2012.
GIL, A. C. Methods and techniques of social research. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GOMES FILHO, A. S.; LAVOR FILHO, T. L.; LIMA, A. S. S. A pandemia para além do óbvio: uma análise crítica sociológica. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências, v. 3, n. 2, 2020.
GOMES FILHO, Antoniel dos Santos; OLIVEIRA, Gislene Farias de. A Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e a Divulgação da Ciência no Brasil. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020,
vol.14, n.50, p. 509-512.
GOMES, A. R. G.; MENDONÇA, Y. V. S. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: SILVA, A. J. N. (Org.). Educação: atualidade e capacidade de transformação do conhecimento gerado 2. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.
GUSSO, H. L. et al . ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educ. Soc., Campinas, v. 41, 2020.
HARARI, Y. N. 21 Lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HOHENDORFF, J. V. How to write a literature review article. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Manual of Scientific Production. Porto Alegre: Penso, 2014.
HOLANDA, V. N. COVID-19 PANDEMIC AND SCIENTIFIC EFFORTS TO COMBAT THE NEW CORONAVIRUS. Revista Interfaces, v. 8, n. 1, 2020.
KLEIN, D. R. et al.Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 279-299, jul./dez. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LOPES JUNIOR, A. et al . Ensino e Cuidado em Saúde LGBTI+: Reflexões no Contexto da Pandemia da Covid-19. Rev. bras. educ. med., v. 44, supl. 1, 2020.
LOPES, V. A. Technology and education learning closer to the student. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, Apr. 2020.
MAGALHÃES, A. J. A. et al . O Ensino da Anamnese Assistido por Tecnologias Digitais durante a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Rev. bras. educ. med., v. 44, supl. 1, 2020.
MARASCA, A. R. et al . Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 37, 2020.
MASSERON, C. Q. A EDUCAÇÃO BÁSICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, Edição Especial, 2020.
MORAIS NETO, A. C. et al . Ensino em Saúde LGBT na Pandemia da Covid-19: Oportunidades e Vulnerabilidades. Rev. bras. educ. med., v. 44, supl. 1, 2020.
OLIVEIRA, J. B. A. et al.. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, 2020.
PUC-RS. A Educação do futuro é agora, multidisciplinar e experimental. 2020. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/a-educacao-do-futuro-e-agora-multidisciplinar-e-experimental/
SANTOS, V. B. O.; SANTOS, S. M. P. ENSINO REMOTO PELO EDMODO EM TEMPO DE PANDEMIA. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, Edição Especial, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.