Sindrome de Burnout entre Docentes de um Centro Universitário do Acre / Burnout Syndrome among Teachers of a University Center in Acre
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2535Palavras-chave:
Esgotamento Psicológico, Docentes, Exaustão ProfissionalResumo
Este estudo objetivou identificar fatores associados a Síndrome de Burnout entre docentes de um centro universitário do Acre. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, de abordagem quantitativa, realizado com 40 docentes, através da aplicação do questionário de auto avaliação do Burnout: Maslach Burnout Inventory – MBI. A maioria dos participantes era do sexo feminino, com idade de 30 a 39 anos, que atuavam em tempo integral no centro universitário. Quanto as médias encontradas frente as dimensões do Burnout, a de maior índice médio foi a de Realização Profissional (3,2), seguida pela de Exaustão Emocional (2,7) e a de Despersonalização (2,7). Os resultados apontam que existe a possibilidade de que a síndrome esteja em processo de inicialização na população estudada, tendo em vista que os resultados obtidos nos quesitos de exaustão emocional e despersonalização foram relevantes, no entanto o desenvolvimento da doença pode estar sendo contido pelo sentimento de realização profissional dos indivíduos.
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