O ambiente Pedagógico e a inserção das Novas Tecnologias Educacionais no Ensino da Química / The Pedagogical Environment and the Insertion of New Educational Technologies in the Teaching of Chemistry

Autores

  • Cláudia Cardins Pinho Meneses Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2469

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ambiente Pedagógico, Novas Tecnologias de aprendizagem.

Resumo

O presente estudo objetivou uma discussão sobre o ambiente Pedagógico e a inserção das Novas Tecnologias Educacionais no Ensino da Química. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como Molina (2014) que explicita quanto a educação inclusiva lidada nos aspectos sóciocognitivos do educando; Kenski (2004); Lima e Moite (2011); que nos trazem demandas da informática educativa ressaltando quanto ao uso tecnológico no ambiente escolar; Moran (2013); Brito, Camas, Estevam e Fofonca (2018) velam pela conjectura das tecnologias educacionais demandadas com a contemporaneidade em voga; Ferreira e Rosado (2015) tratam do ensino de química no conjunto das tecnologias; e Perrenoud (2000) vem com as novas competências para ensinar e, as características do currículo, que precisam estar com suas linhas conforme a realidade do educando, dentre outros. Conclui-se que é indispensável o uso dos recursos tecnológicos dentro da praticidade pedagógica, no desenvolvimento intelectual do educando, seja para o ensino da química ou de qualquer outra disciplina. Uma relação harmoniosa entre a instituição educacional, professor e alunos, só pode enriquecer e facilitar o desempenho do educando. É no trabalho em conjunto ante os desafios, que somos instigados a desenvolver ao máximo nossas capacidades intelectuais, criativas, expressivas, emocionais e cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Cardins Pinho Meneses, Florida Christian University

 Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Salgado de Oliveira. Especialização em VIROLOGIA (CEV) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil  Programa de Mestrado em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Professora do Governo do Estado do Amapá.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: joelsonrmiguel@hotmail.com.

 

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília – DF: MEC/SEF, 1997.

______. Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Médio e Tecnológica, 1999.

______. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. [livro digital]. Ministério da educação. Brasília: Secretaria de Educação Médio e Tecnológica, 2000. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ed_basdire.pdf>. Acesso 03 mar 2020.

BRITO, Gláucia da Silva; CAMAS, Nuria Pons Villardel; ESTEVAM, Marcelo; FOFONCA, Eduardo. Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. Curitiba: Editora IFPR, 2018.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. Educação e tecnologia: parcerias volume 4 [livro eletrônico]. organizadores: Luiz Alexandre da Silva Rosado; Giselle Martins dos Santos Ferreira. - Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2015.

FERREIRA, Jacque de Lima. (Org). Formação de professores: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

FREIRE, Diane Mota Mello. Net leitura e net escrita nas séries iniciais: novas possibilidades pedagógicas. 1 ed. São Paulo: Artesanato educacional, 2016.

JUNG, C.G. O desenvolvimento da personalidade [livro eletrônico]. Edição integral Título do original: "Über die entwicklung der persönlichkeit"; Tradução: Frei Valdemar do Amaral; Revisão técnica: Dora Ferreira da Silva. Disponível em:< http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/05/jung-c-o-desenvolvimento-da-personalidade.pdf>.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2. ed. Campinas: Papirus,2004. (Série Pratica Pedagógica).

LIMA, Erica R. O; MOITA Filomena Mª G. S. Cordeiro. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. Scielo Books /Livros org. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Acesso em julho 2019 <http://books.scielo.org>.

MOLINA, Mônica Castagna. Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília - DF: MDA, 2014.

MORAN, José. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá.

Campinas: Papirus, 2013.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Química: ensino médio. organização Eduardo Fleury Mortimer. Brasília – DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

PACHECO, Eliezer. Institutos federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SOUZA, Jorge R. Trindade. Prática Pedagógica em Química: Oficinas Pedagógicas Para o Ensino de Química. 1ª edição. Belém-Pa: Editaedi, 2015.

VOIGT, Carmem. O ensino de química 2 [recurso eletrônico]. Organizadora Carmen Lúcia Voigt. Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão