A Moral e a Ética nas Relações de Poder / Morals and Ethics in Power Relationships

Autores

  • Carlos Alberto Tolovi Universidade Regional do Cariri - URCA – CE
  • João Batista de Albuquerque Figueiredo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2457

Resumo

A maior crise enfrentada pela humanidade nos tempos atuais pode ser identificada como ligada a dimensão de valores. E quando falamos em valoração, do ponto de vista axiológico, nos remetemos automaticamente ao campo onde estão inseridas a ética e a moral. E se este está ligado diretamente a uma aceitação coletiva, que define a visão de mundo de um determinado grupo social, ele está também conectado às relações de poder. Mesmo porque, em todos os processos de colonização, que se transformam em colonialidade, quem possui o poder de normatizar é também quem normaliza as hierarquias, determinando o que deve ser obedecido. Porém, enquanto a moral serve para normatizar e justificar as relações de poder, a ética pode servir como elemento de reflexão que, na busca de fundamentação, pode questionar esta estrutura, despertando a consciência crítica. E nosso objetivo neste ensaio consiste em explicitar as diferenças entre ética e moral tomando como referência as relações de poder.

 

Palavras-chave: Moral; Ética; Relações de Poder.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Tolovi, Universidade Regional do Cariri - URCA – CE

1 Graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco - USF (1991), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo - ITESP (1995) e mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (1998). Doutor em Ciências da Religião pela PUC - SP (2016). É professor de Filosofia na Universidade Regional do Cariri - URCA – CE. ctolovi@yahoo.com.br;

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

2 Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Pós Doutorado em Educação sobre Dialogicidade Freireana (PNPD - Capes - 2018). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Ceará e professor permanente do PPGE da Universidade Federal do Ceará.


 



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Publicado

2020-05-30

Edição

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Artigos