As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education

Autores

  • Altemar Santos Vidal Florida Christian University, Orlando, Florida - USA
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2443

Palavras-chave:

Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem

Resumo

Este estudo discute a Pressupostos das Tecnologias Digitais de informação e de comunicação na Educação Contemporânea. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: A metodologia adotada consistiu de uma revisão integrativa  baseada no aporte teórico de autores como Bertoline et al. (2012), com reflexões sobre o uso das tecnologias digitais; Araújo (2011), que trata sobre  quarta revolução educacional referindo-se as TICs; Nonato (2006) que discorre sobre novas tecnologias, educação e contemporaneidade;  Moran (2015), que nos orienta que o ensinar e aprender com o auxílio da tecnologia é muito mais constante; Gatti (2016) que informa ser a  formação de professores, o que possibilita novas formas de aprender e Sandre (2018), que destaca a importância dos recursos tecnológicos como facilitadora do processo de ensino – aprendizagem. Os resultados demonstraram que são enormes as possibilidades das TICs no âmbito educacional criando inúmeras ferramentas de comunicação, informação e interação. Elas modificaram sensivelmente as concepções de ensino, aprendizagem, sala de aula e avaliação, passando a exigir da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas.

 

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Biografia do Autor

Altemar Santos Vidal, Florida Christian University, Orlando, Florida - USA

1 Mestrado Em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Licenciatura Plena em química pela Universidade Estadual do Ceará e Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará. Possui Pós-Graduação (Especialização) em Gestão Escolar pela Faculdade Ateneu (FAT).  

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: joelsonrmiguel@hotmail.com.

 


 



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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão