Práticas Pedagógicas no Incentivo à Leitura e à Escrita / Pedagogical Practices to Encourage Reading and Writing
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2438Palavras-chave:
Prática. Ensino. Formação de professoresResumo
O presente estudo objetivou uma discussão sobre as Práticas Pedagógicas no Incentivo à Leitura e à Escrita. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Oliveira (2014), Mortatti (2016), Silva (2011), Frade (2014), orientam sobre aspectos históricos da leitura e escrita; Moreira, Vicente e Maraschin (2017), Soares (2018), Franco (2016), que discorrem sobre práticas pedagógicas de ensino da leitura e escrita; Beskow e Beskow (2015), Savage (2015), que refletem sobre os métodos de incentivo à leitura e escrita; além de autores como Fernandes (2016), Rios (2015), Nóvoa (1992). e Salomão (2014), que discutem sobre a importância da leitura e escrita para a formação do discente. Os resultados evidenciaram que cabe formalmente a escola e aos professores desenvolverem as relações entre a leitura e o indivíduo, em todas as suas interfaces. É importante ressaltar que a leitura é a base do processo de alfabetização e da formação da cidadania. Nesta perspectiva, cada professor deve ter claro que educa-se para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, individual e social.Downloads
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