Assistência de Enfermagem à Cuidadores de Crianças com Deficiência: Revisão Integrativa / New Tools for Finding Talents: Online Recruitment and Selection

Autores

  • Dária Catarina Silva Santos Instituto Federal de Educação
  • Alessandra Quitéria Barbosa de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE
  • Anna Flávia Araújo Dantas Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE
  • Damiana Teixeira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE
  • Alexiane Mendonça da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE
  • Ana Luíza Paula de Aguiar Lélis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2436

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Crianças com deficiência, Enfermagem

Resumo

O objetivo foi identificar na produção científica quais as ações educativas em saúde desenvolvidas por enfermeiros á cuidadores de crianças com deficiência. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada com o levantamento de dados obtidos no Portal da Biblioteca Virtual de Saúde, mediante a aplicação dos descritores: enfermagem, crianças com deficiência, educação em saúde. Não foi estabelecido recorte temporal para inclusão dos artigos. Resultados: foram analisados 8 artigos, nos quais apresentaram práticas e estratégias de cuidados para a realização das ações aos cuidadores, destacando-se orientações e acolhimento, existindo dificuldades e facilidades no processo. Conclusão: os profissionais de enfermagem apresentam papel fundamental no processo de orientações aos cuidadores e para melhoria da assistência necessitam compreender sua importância. Enfatiza-se ainda a escassez dos estudos acerta das práticas desenvolvidas por estes profissionais abordando esta temática.

 

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Biografia do Autor

Dária Catarina Silva Santos, Instituto Federal de Educação

Acadêmica em Enfermagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, CampusPesqueira. E-mail: daria.catarina@outlook.com 

Alessandra Quitéria Barbosa de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE

2 Acadêmica em Enfermagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira. E-mail: alessandraoli0391@gmail.com

Anna Flávia Araújo Dantas Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE

3 Acadêmica em Enfermagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira. E-mail: dantasannaflavia7@gmail.com

Damiana Teixeira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE

4 Acadêmica em Enfermagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira. E-mail: damianatgomes@gmail.com

Alexiane Mendonça da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE

5 Acadêmica em Enfermagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira. E-mail: alexiane.mendonca2@gmail.com

Ana Luíza Paula de Aguiar Lélis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE

6 Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira. Especialista em Enfermagem Neonatal pela Escola de Saúde Pública (ESP). E-mail: ana.lelis@pesqueira.ifpe.edu.br


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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão