A Gestão Democrática e as Políticas de Provimento do cargo de Gestor Escolar / Democratic Management and Supply Policies for the Position of School Manager

Autores

  • Sthelamarys Costa Dantas Cornélio Universidade Regional do Cariri
  • Maria Adriana Calixto de Brito Universidade Regional do Cariri
  • Raimundo Fernandes de Almeida Júnior ATENAS COLLEGE UNIVERSITY
  • Elisângela Maria de Oliveira Melo Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2405

Palavras-chave:

Provimento, perspectivas, democracia escolar, modalidades, ensino aprendizagem

Resumo

Analisa as formas de provimento ao cargo de diretor e as perspectivas e consequências vem a causar dentro do campo da democracia escolar. São estudadas as modalidades por eleição, concurso público de provas de títulos, acesso por carreira e indicação política, enfatizando o último meio de acesso que é alvo de grandes críticas, por estar a contribuir cada vez mais ao favoritismo político. Destaca a preocupação com a qualidade do ensino- aprendizagem e investiga até que ponto este foco central da educação pode ter interferências a melhor forma de promover a gestão democrática dentro da instituição de ensino, mas que por ainda estar em processo de adaptação é possível de acertos e erros. Busca-se, também, fazer-se entender se a essência do gestor democrático faz ligações com o seu meio de acesso ao o seu compromisso particular de trabalho.

 

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Biografia do Autor

Sthelamarys Costa Dantas Cornélio, Universidade Regional do Cariri

1  Especialização em Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri.  Professor da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte , Brasil. sthelamarysscd@gmail.com;

Maria Adriana Calixto de Brito, Universidade Regional do Cariri

2  Graduação em letras pela Universidade Regional do Cariri e Fisioterapia pela Leão Sampaio. Professora de educação especial em sala de atendimento educacional especializado Prefeitura de Juazeiro. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FJN), Psicopedagogia (UVA), Fisiologia do Exercício (UVA), Gestão Escolar (CETEB), Docência do Ensino Superior (UVA) e Dermato Funcional (São Camilo);

Raimundo Fernandes de Almeida Júnior, ATENAS COLLEGE UNIVERSITY

3  Mestrando em Ciências da Educação pela ATENAS COLLEGE UNIVERSITY, Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA e no Ensino de Língua Portuguesa. Graduado em Pedagogia com habilitação em Magistério e Gestão da Escola de Educação Básica e em Letras com Habilitação no Ensino de Português e Literatura da Língua Portuguesa. ;

Elisângela Maria de Oliveira Melo, Universidade Regional do Cariri - URCA

4  Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA.


 

Referências

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos